quinta-feira, 1 de março de 2012

DCO - O IMPACTO DA TECNOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES

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O QUE PRECISAMOS SABER...

Introdução

Os computadores passaram a ser cada vez mais importante para a vida das pessoas, é um canal com o resto do mundo. É quase impossível imaginar alguém, nos tempos modernos, que não o necessite. As empresas da Era da Informação já se preocupam com essas mudanças e começam a se adaptar as novas modalidades.

O que está acontecendo é uma revolução. Os jovens de hoje estarão criando novas formas de viver. Criaram uma comunidade diferente. A grande questão é: será que todos terão condições de acompanhar essas mudanças? Infelizmente não, porque ela será uma barreira para aqueles que não têm recursos. As empresas também são afetadas, porque os administradores que não entenderem as mudanças não perceberão que a era da informação pode mudar as empresas.

A globalização está impondo mudanças no trabalho e nas organizações, que estão sendo colocadas em prática sem ter um tempo preciso para avaliações dos resultados. Um exemplo disso são os grupos virtuais, mudando os conceitos que tínhamos sobre as realizações dos grupos dentro das organizações. Os grupos virtuais possuem a mesmas características dos grupos tradicionais, a diferença está na forma de se relacionar entre si, como trabalham em cima do objetivo. Trabalham além das paredes das empresas através da tecnologia da informação. Portanto, não é mais necessário estar no mesmo ambiente com outras pessoas para discutir o mesmo assunto.

A era da informação leva-nos a vários processos como a necessidade de sempre inovar e criar condições mais práticas de trabalho. A compreensão da importância de cada participante, de trabalhar em grupo e da independência que cada um terá em seu trabalho. Ser digital é usar a tecnologia como vantagem para a vida profissional e pessoal, é usar as informações adquiridas para criar novos negócios e entender que a internet muda os antigos conceitos da economia.

Os novos tempos exigem que estejamos sempre em renovação. As novidades apareceram cada vez mais e precisamos estar preparados para saber lidar com cada uma delas. A era digital afetará quase todos os tipos de profissões, portanto, modificará as carreiras. Em cada área as informações vão ser mais precisas, o que levará a decisões mais rápidas e inovadoras.

A mudança estará nas áreas de finanças (reinventará as regras do departamento financeiro), a área de vendas (mudando os velhos conceitos), a área de pessoal (como administrar pessoas que não vão ao escritório). As previsões para um futuro digital são muitas, umas mais próximas de nossos dias e outras que poderão levar décadas. Algumas destas previsões é que a internet será utilizada igual à televisão, que não teremos mais que ir até o escritório para trabalhar porque poderá acessar o seu escritório onde estiver através de um “click” no seu laptop e de participar de reuniões virtuais.

Para entendermos como será a mudança, temos que imaginar quantas pessoas diferentes há no mundo, diferentes hábitos e interesses diversos. Pense em um dia comum da sua vida e com o que aprender sobre o mercado da informação, projete esse dia para daqui a alguns anos, imaginando os equipamentos diferentes que estará utilizando e os serviços disponíveis, assim poderá avaliar o quanto sua vida irá mudar, ou seja, o quanto à era da informação mudará os costumes, hábitos e comportamento das novas gerações.

Serão pontos como estes levantados que estaremos discutindo e avaliando suas vantagens e desvantagens, buscando uma melhor compreensão das mudanças que nossas vidas tomarão com a Era da Informação.



Mudanças que ocorrerão nas organizações



Com a globalização o fluxo de informação aumentou e a partir daí passou a mudar o ambiente de trabalho. Essas mudanças serão favoráveis para quem tiver mentalidade digital avançada, ou seja, não ter medo da mudança e estar sempre renovando. Segundo o cientista político americano Francis Fukuyama, autor do 'O fim da história', as transformações mais importantes foram as organizações em redes: "a transformação mais importante dos últimos anos é a ascensão das organizações em rede, em detrimento das burocracias centralizadas, hierárquicas... a rede substitui as regras formais por regras informais."

A era digital afeta profissionais de quase todas as áreas de negócios, afetando, portanto, o seu futuro e a sua carreira. Vejamos algumas:

1. A área de finanças: As grandes mudanças são os novos softwares integrados de gestão, obtendo as informações necessárias em tempo real, fazendo com que as velhas regras sejam mudadas, porque facilitam o acesso à informação, eliminando os intermediários que eram especialistas em determinada tarefa dentro da área de finanças. As pessoas que não se prepararem para essas mudanças estarão desqualificadas, porque para as empresas será inevitável renovar.

Luiz Felipe Schiriak, diretor financeiro da rede de lojas C&A na América do Sul comenta: "A diferença entre ter ou não um sistema digital na área de finanças é a mesma entre a existência ou não da empresa."

2. Área de vendas: Gasta-se tempo e dinheiro para encontrar os consumidores na velha economia. Corre o risco de lançar novos produtos e os consumidores não quererem o que está vendendo, ou não ter exatamente o que o cliente quer. Ou então eles não são exatamente os consumidores que esperava. Tudo isto pode ser prevenindo com a tecnologia digital. Este sistema já está sendo chamada de e-segmentação.

Um exemplo disso é Paulo Freitas, diretor comercial para a América Latina da Lyandell, indústria química americana: "hoje meus clientes têm acesso via internet a informações sobre o comportamento do mercado no mundo. Á menor variação de preços, eu recebo um e-mail pedindo revisão do contrato."

Pelo o que podemos notar os profissionais da área de vendas precisam ser executivos digitais, acompanhar o comportamento do mercado antes que seus clientes e concorrentes, melhorar a qualidade dos serviços de pós-venda e responder aos clientes via e-mail.

3. Área de recursos humanos: Hoje já é possível recrutar pessoas com o auxílio da internet, economizando tempo e dinheiro para anunciar. Não é somente isto que coloca o profissional desta área na era digital, porque precisa usar a tecnologia para avaliar, treinar e promover funcionários. Algumas empresas como a Monsato (indústria química de origem americana) adotaram software que é o ponto de encontro de todos os funcionários. Toda a história de cada um dos funcionários está registrada no sistema, ele poderá buscar no sistema qualquer informação que necessite, como por exemplo, quantos aumentos teve, os cursos que fez, a avaliação de desempenho, etc. "Quando você dissemina a informação, cria uma cultura única e todo mundo tem o mesmo tratamento. Todas essas ferramentas ajudam na integração cultural." Diz Felipe Westin, diretor de recursos humanos da Monsato.

Os grupos virtuais

A globalização está colocando novas modalidades de trabalho e de organização, mesmo que não tenhamos até o momento uma avaliação dos resultados.

Estamos falando dos grupos virtuais, desafiando o que conhecíamos sobre os grupos dentro das organizações.

Os grupos virtuais têm os mesmos objetivos que os grupos tradicionais. A diferença está na forma de trabalhar. Os grupos tradicionais cumprem um horário dentro da empresa para discutirem os mesmos assuntos, passando por alguns processos burocráticos, como documentar processos discutidos. Os grupos virtuais trabalham além das paredes das empresas, não precisam estar no mesmo lugar para colocar um projeto em andamento, eles trabalham com o apoio da tecnologia da informação, eliminando, assim, alguns processos burocráticos.

Essas mudanças na forma de trabalhar trarão mudanças para diferentes culturas como ocorreram em outras revoluções, mudanças como os relatados pelo psicólogo e sócio-diretor da LCZ Desenvolvimento e Mudança Organizacional, Luiz Felipe Cartoni (1998):

  • "Processo lógico: necessidade de inovação e criatividade em contexto de realização complexo, necessidade de conhecer ferramentas de trabalho específico: tecnologias de inovação.
  • Processo formal: clareza e compreensão máxima dos papeis e contribuições de cada participante, necessidade de investir muito no processo do grupo, no início de seus trabalhos, alta interdependência na tarefa e pouca no resultado final (na implantação de resultados).
  • Processo cultural: diferenças culturais marcantes (a diversidade): diferenças no tamanho e importância das localidades envolvidas (países, cidades,regiões). Presença de universos simbólicos diferentes (idioma, regionalismo, significados)."

Portanto, estamos lidando com um tipo de grupo especial e, provavelmente, este será o tipo de trabalho que as futuras gerações escolherão. Podemos citar outras previsões como a do futurólogo Jean-Paul Jacob:

"Nosso escritório hoje tem livros, telefones, cartas, acesso a www. O inconveniente é que temos que ir até lá. No futuro, um chip vai projetar seu escritório numa parede. Você só vai clicar no laptop e acessar o seu escritório. Numa tecla está a biblioteca, na outra a agenda ou o micro. Para ter um escritório digital, você só vai precisar de um palmtop , com tela de cristal líquido."

A tecnologia da informação fez com que o trabalhador mudasse suas atitudes e maneiras de execução de suas tarefas no trabalho. Até pouco tempo, as pessoas estavam mais preocupadas em fazer suas atividades, tarefas que eram exclusivas, de maneira monitorada, sem muita escolha. As tarefas já eram determinadas e cada um exercia aquilo que lhe era imposto. Isso fazia, ou ainda faz, com que o trabalhador não pensasse de forma global no seu serviço, ficando repetitivo e monótono.

Hoje em dia o funcionário deve mudar essa atitude dentro da empresa. Um funcionário que tome iniciativa, que crie projetos de melhoria no trabalho e que tenha, principalmente, uma visão mais ampla da empresa está mais adaptado e coerente com as mudanças do trabalho devido à tecnologia.

A tecnologia fez com que o trabalhador acordasse de sua posição restrita para avançar, evoluir conforme as novas tendências. Caso isso não aconteça a previsão é de que a máquina realmente tome o lugar daquele que não acompanhar essas mudanças, o que já vem acontecendo. Mas o que também é de grande valor para as empresas são os funcionários de conhecimento, que podem interagir entre máquina e homem.

Mais pra frente, não sabemos o que a tecnologia pode causar de bom e de ruim para o trabalhador, algumas tendências já são esperadas, mas não podemos ser totalmente pessimistas a ponto de afirmar que o homem será substituído definitivamente pela máquina. Jayr Figueiredo de Oliveira (1999) em seu livro que fala sobre os impactos da tecnologia da informação no Brasil, diz:

"Para os trabalhadores, a tecnologia da informação traz impactos qualitativos e quantitativos. Alguns autores defendem que empregos eliminados numa atividade econômicas serão compensados pela criação de outros. Esta afirmação pode ser uma distorção da realidade, pois dificilmente a totalidade dos trabalhadores demitidos conseguirá migrar para os novos povos de trabalhos criados. Por exemplo, um torneiro mecânico não conseguirá emprego com programador de computadores, pois sua formação básica não o permite. Logo, a reciclagem profissional tem limites, e apesar dos ganhos em qualificação que a tecnologia da informação poderá trazer, a questão do desempenho é grave e devem existir medidas governamentais para resolve-la, com uma ampla negociação entre empresário, trabalhadores e demais entidade da sociedade civil e da criação de políticas de emprego em setores mais dependentes de mão-de-obra."

Ainda está tudo por fazer

Não são todas as pessoas que estão vendo as mudanças com entusiasmo, que devemos ter cautela com o que mos é apresentado, que nem tudo são as mil maravilhas como soam aos nossos ouvidos.

É o caso do escritor Ray Bradbury, autor de Farenheit 451, filmado em 1966 por François Trutfaut tornando-se um clássico da ficção cientifica; em relação ao exagero das atenções dirigidas aos computadores e da internet: "Essa coisa toda dos computadores e da internet é conversa fiada, é um esquema fajuto das empresas para ganhar dinheiro. Elas não estão interessadas em sua inteligência. Estão interessadas em lhe vender equipamentos que custam 15 vezes mais do que você já tem..."

A cada dia aparece um equipamento novo que substitui a anterior, por possuir mais função ou qualidade. As pessoas passam a comprar as novidades sem analisar se realmente têm a necessidade de ter este ou aquele equipamento, frutos da tecnologia. Não que a era da informação não esteja trazendo inovações positivas, mas que talvez estejamos glorificando-a muito além do que deveríamos.

Devemos questionar todos estas facilidades que estão chegando até os nossos lares e trabalhos, para que se possa conduzir as mudanças, minimizando a manipulação e a exploração.

Temos que valorizar o ser humano par que suas criatividades, sentimentos, emoções e defeitos, não sejam confundidos com máquinas, para não sermos dominados pelas máquinas, assim não precisamos de nos preocupar no futuro com a presença da raça humana.

Uma breve conclusão

Com a revolução tecnológica transformará as empresas, os países e todo o mundo não se pode predizer. O que se sabe é que muita coisa não ficará como antes ou pelo menos não por muito tempo. O homem vem buscando a cada dia melhor conforto, comodidade e eficiência em tudo o que faz e de tudo que o envolve. A tecnologia oferece ao homem mais conforto, eficiência e agilidade, o que hoje em dia é essencial, não só no trabalho, mas também na sua casa aonde cada vez mais a tecnologia vem investindo e ganhando espaço.

Novas técnicas, aperfeiçoamento de produtos e serviços vem surgindo no mercado para a satisfação, desejos e necessidades das pessoas no seu dia-a-dia. Essas tecnologias que surgem no cotidiano das pessoas são facilmente aceitas por seus usuários, pois facilitam e satisfazem de maneira muito eficiente em suas atividades. Mudando de acordo com a evolução da humanidade, é algo que sempre será afetado com o mundo externo, pois, está relacionada com tudo o que o envolve.

Hoje em dia já podemos notar que pessoas fazem da internet o seu mundo e que nada mais é tão importante em sua vida, então deixando a vida real em segundo plano para viverem em um mundo virtual. Essa falta de contato pessoal entre as pessoas às vezes podem prejudicar no convívio social, o que é muito importante, mas também não deixa de ser um extraordinário instrumento que une e quebra barreiras entre países, pessoas de culturas diferentes que podem se comunicar de forma.

Portanto, vamos acompanhar as mudanças tecnológicas, os processos de inovação, avaliando sempre as alterações causadas na vida do ser humano, para que não sejam prejudicados seus princípios básicos como a ética e a dignidade.

REFERÊNCIA

GONÇALVES, Luciente. Mudanças na Vida Contidiana Causada pela Revolução Tecnológica. Disponível em: <http://www.maurolaruccia.adm.br/trabalhos/mudatec.htm>. Publicado em novembro de 2000. Acesso em 08 de agosto de 2011.

Um comentário:

  1. UM EXCELENTE TRABALHO, GOSTARIA DE CONTINUAR A PARTILHAR COM VOCES SOBRE AS GRANDES REVOLUÇÕES TECNOLOGIAS NAS ORGANIZAÇÕES DESPORTIVAS MODERNAS.
    ATENCIOSAMENTE: diditorres2@hotmail.com

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