Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNEF – Unidade de Ensino Superior de Feira
de Santana, para a disciplina de Informática.
Prof. Moisés Leite Santos
Feira
de Santana - BA
2010.2
SUMÁRIO
2 A EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES
3 CONCEITOS BÁSICOS DA TECONLOGIA DA INFORMAÇÃO
4 A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA
5 REFERÊNCIAS
1 A HISTÓRIA DOS COMPUTADORES
A primeira máquina com capacidade de somar, subtrair,
multiplicar e dividir foi construída por Ediin em 1895, e foi perdida durante a
Guerra dos Trinta Anos. Anos mais tarde, o físico e matemático Blaise Pascal
(1623-1662) reconstruiu uma outra, atribuindo a ele o título de Criador da
Primeira Máquina Calculadora.
Essas calculadoras ainda precisavam ser desenvolvidas cada
vez mais, para serem considerados computadores, porque não eram programáveis, o
que inspirou Charles Babbage (1792-1871), matemático de Cambridge, a
desenvolver uma máquina de “tecer números”, cuja forma de calcular pudesse ser
controlada por cartões. Na tentativa de desenvolver uma máquina mais complexa,
Babbage criou o Calculador Analítico, semelhante ao computador atual, com
capacidade de somar com precisão cinqüenta dígitos.
Junto com Babbage, trabalhou a jovem Ada Augusta, conhecida
como Ada Lovelace, a primeira programadora da história, projetando programas
para uma máquina que não vingou a criação por falta de verbas. Ambos estavam
tão avançados para a época, que até 1940 nada se inventou parecido com seu
computador analítico.
Foi então que o primeiro computador eletro-mecânico foi
construído por Konrad Zuze (1910-1995), em 1936, a partir de relês que
executavam os cálculos e dados lidos em fitas perfuradas, o Z1.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Marinha Americana,
associada a Universidade de Harvard, desenvolveu o Harvard Mark I, que ocupava 120m² aproximadamente, conseguindo
multiplicar dois números de dez dígitos em três segundos. Em segredo, ao mesmo
tempo o Exército Americando desenvolvia um projeto de computador a válvulas, o Eletronic Numeric Integrator And Calculator
(ENIAC), capaz de fazer quinhentas multiplicações por segundo, que foi revelado
ao mundo após a guerra.
John Von Neumann propôs a idéia de transformar os
calculadores eletrônicos em “cérebros eletrônicos”, modelando a arquitetura do
computador segundo o sistema nervoso central. Para isso, haveria três
características:
1. Codificar
as instruções de forma possível de ser armazenada na memória do computador,
sugerindo o uso dos números 1 e 0 (um e zero);
2. Armazenar
as instruções e as informações necessárias a execução da tarefa na memória;
3. Buscar
as instruções diretamente da memória quando fosse processar o programa, ao
invés de lerem um novo cartão perfurado a cada passo.
As
principais vantagens do programa armazenado eram: rapidez, versatilidade e
automodificação. Graças a esse avanço de armazenamento de dados e programa na
memória, o computador programável que conhecemos hoje é chamado de Arquitetura
de Von Neumann.
A
partir disso notamos a necessidade do homem em buscar novos horizontes, nova
forma de economizar espaço, custo, aumentar benefícios e produtividade, de transformar
um simples objeto ou máquina em um aliado, em uma parceria válida. Notamos
claramente como um conceito mudou a nova era.
2 A
EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES
Em
1947, a invenção dos transistores substituiu progressivamente as válvulas, que
tinham dimensões gigantescas, aumentando a velocidade das máquinas. A partir de
1975, podemos dizer que os computadores entraram na sua quarta geração, que
estão até os dias de hoje, e se caracterizam por circuitos integrados em longa
escala, produzidos pela Intel. Segue abaixo um resumo da evolução de acordo com
o ano:
1975
Em Fevereiro, Bill Gates
e Paul Allen desenvolvem a versão mais aperfeiçoada da linguagem Basic (criada
em 1963, no Darthmouth College) para microcomputadores, o Visual Basic. As linguagens anteriores eram adequadas somente aos
grandes e médios computadores. Mais tarde, a dupla funda a Microsoft, que se
torna a maior e a mais importante companhia de software do mundo. Neste mesmo
ando a Intel lança o microprocessador Intel 8080.
1976
Steve Wozniak e Steve
Jobs terminam o projeto do micro Apple I, o primeiro microcomputador feito para
ser vendido em grande escala, e fundam a Apple
Computer Company.
1977
Foi anunciado o
Commodore PET (Personal Eletronic
Transactor), um dos primeiros computadores pessoais lançado. A Apple II,
para não ficar para traz, lança computadores com circuito impresso em sua
placa-mãe, fonte de alimentação, teclado e cartuchos para jogos. Mas a maior
vendagem foi o Tandy Radio Shack’s
(TRS-80), com 10 mil unidades. O Telejogo surge pela Philco. Iniciou-se
a era áurea dos videogames com o lançamento do Atari 2600, que causou uma
verdadeira revolução no até então misterioso e desconhecido mundo do
entretenimento digital.
1979
A Motorola lança o
microprocessador 68000, mais veloz que os concorrentes.
1981
Em 1981,
a IBM lança o seu PC (Personal Computer),
o PC-5150, que se torna um sucesso comercial. Tinha 64Kbytes de momória e
velocidade de 4,77 Mhz. O sistema operacional usado é o MS-DOS, desenvolvido
pela empresa de softwares Microsoft. Na época, Bill Gates, o dono da Microsoft,
convence a IBM e as demais companhias a adotarem o sistema operacional de sua
empresa. Isso permite que um mesmo programa funcione em micros de diversos
fabricantes.
1983
A Compac lança seu primeiro
PC com software da IBM. A Microsoft anuncia o Windows e o Word.
1984
A Apple
lança o Macintosh, o primeiro computador com interface gráfica e mouse,
favorecendo o crescimento e utilização do disquete de 3¹/2. Ao me
1989
A Intel e a Motorola lançam
novos processadores com mais de um milhão de transistores. Chega ao mercado o
vídeo-game de 8 bits lançado pela SEGA, o Master System.
1993
O Pentium, da Intel, é
lançado, com 3,1 milhões de transistores, memória de 4 Gigabytes e velocidade
de 66 megahertz. Já o PC 486 da IBM incorpora o Windows 3.1 lançado no ano
anterior.
1995
A Microsoft anuncia o
novo Windows 95. A linguagem Java é descoberta. A AMD supera os concorrentes e
disputa com a Intel, propondo melhoras e rapidez de resposta na interface
gráfica.
1999
O Linux é lançado, pelo
finlandês Linus Torevald, para concorrer gratuitamente com a Microsoft Windows.
2001
A Intel apresenta o novo
Pentium 4, com 3.0Ghz. Seu concorrente, a AMD, lança o AMD Athlon. Ao mesmo tempo, o Linux Kernel também é anunciado. No
mesmo ano a Microsoft Corporation
divulga seu primeiro console de vídeo-games, o Xbox, para competir com o Sony
Playstation e o Nitendo GameCube.
2006
3 CONCEITOS BÁSICOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
A
palavra “Informática” vem de INFORMAÇÃO AUTOMÁTICA, que significa, portanto,
tratamento da informação por meios automáticos, nomeadamente de computador.
A Sigla TI
significa Teconologia e Informação, respectivamente trata-se da palavra
“tecnologia” o conhecimento que se tem das técnicas, dos meios, instrumentos,
processos e métodos para resolver problemas; e a palavra “informação” é tudo o
que aprendemos a organizar e a gerir no computador.
Os
computadores foram aperfeiçoados no decorrer do tempo, com uma velocidade
incrivelmente rápida, melhorando a capacidade de suas funcionalidades, com
sistemas avançados de inteligência artificial, nomeadamente comunicação verbal.
Daí a necessidade de fazer com que uma simples máquina pudesse passar
informações a partir de dados.
- Dados são designações de entidades, letras, números, etc.
Ex: Nome: Antônio; Cor dos olhos: castanhos;
Altura: 1,80m; etc.
- Informação é um conjunto de dados com determinado significado.
Ex: Antônio é um rapaz de olhos castanhos e que
mede 1,80m de altura.
A informação
é transportável, armazenável na memória humana, em livros, em HDs de
computadores, em pen-drives, pode ser traduzível ou convertida noutra linguagem
para ser entendida pelo receptor e pode ser reciclável ou usada para criar nova
informação.
A Informação
Digital é aquela que se encontra sob forma de dígitos (Zero e Uns) e que é
processada, em particular, nos computadores, cujo armazenamento encontra-se nas
memórias dos mesmos sob forma de bits e bytes.
Um byte é um
conjunto de 8 bits. Cada caractere (letra ou símbolo do teclado) ocupa 1 byte
quando é guardado na memória.
SIGNIFICADOS E APLICAÇÕES
- Comunicação:
a. Telecomunicação:
consiste na comunicação à distância.
Ex:
Televisão, videos, linhas telefônicas, satélites, etc.
b. Telemática:
Soma de Telecomunicações + Automáticas, caracteriza-se pela
conjunção de meios informáticos com os meios de comunicação à distância.
Ex:
Videoconferência
- Controle
e Automação:
a. Robótica:
é a ciência que faz projeção e construção de robôs, nos quais intervêm meios e
processos informáticos.
Ex:
Aplicação em linha de montagem de automóveis
b. CAD-CAM:
(Computer Aid Design / Computer Aided
Manufacturing) consiste no sistema de fábrica controlado por computador.
Ex:
Aplicação em desenho e fábricas de peças.
- Computador:
É um
sistema informativo constituído pelos Hardware
e Software.
- Hardware:
é a parte física do computador, isto é, todo o equipamento informático.
Ex:
processador, dispositivos de entrada e de saída, memórias, etc.
- Software:
é a parte lógica dos programas e comandos do computador. É o software que
permite o funcionamento do hardware.
Ex.:
Windows, jogos, MSN, AutoCAD, RM, Corel Drawn, anti-vírus, etc.
HARDWARES
PRINCIPAIS
- CPU
– (Central Prossessing Unit) é a
Unidade Central de Processamento, o “cérebro” do computador, responsável
por controlar e realizar todas as tarefas exigidas pelos utilizadores.
Quanto maior a freqüência e a velocidade da memória cache, melhor o
desempenho.
- MEMÓRIA
– é um suporte com capacidade de armazenar qualquer tipo de informação,
como dados e programas. Existem dois tipos: as primárias e as secundárias.
a. Primárias
ROM (Read Only Memory) é um tipo de
dispositivo que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informações são
gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem mais ser alteradas
ou apagadas, somente acessadas.
RAM (Random
Access Memory) é o que conhecemos como “Penti de Memória”. Elas ajudam ao
processador gerar a informação com rapidez e eficiência. Dependendo de sua
freqüência em Megahertz, quanto maior ela pode influenciar ao processador abrir
programas e gerar informações através de dados cada vez mais rápido. Dependendo
da placa mãe, elas podem ser subdivididas em formatos (PC, DDR, DDR2 e DDR3),
freqüências (100, 133, 400, 800 ou 1200Mhz) e Capacidade de armazenamento
(64Mb, 512Mb, 1Gb, 2Gb, etc.)
CACHE é um dispositivo de acesso rápido,
interno a um sistema, que serve de intermediário entre um operador de um
processo e o dispositivo de armazenamento ao qual esse operador acede, o qual
evita o acesso ao dispositivo de armazenamento, agilizando seu desempenho, sem
precisar passar por aquele dado já acessado anteriormente, deixando guardado a
ultima trilha para ser re-utilizado. A memória cachê já vem acoplado nas novas CPU,
HD e Memória RAM.
b.
Secundárias
É a
parte do suporte e armazenamento que serve para guardar os trabalhos de forma
permanente. Ela é um hardware removível, porém na maioria dos computadores são
encontradas fixas na parte interna do gabinete, porque seu uso é um dos fatores
principais para a execução de softwares e dispositivos de entrada e saída, é o
que chamamos de HD (Hard Disk). Lá ficam armazenadas as pastas, os arquivos, os
programas instalados e não instalados, ou seja, tudo que podemos utilizar mais
tarde e visualizar em um dispositivo de saída.
Algumas
marcas: HP, Samsung, Seagate, Philips, Westem Digital, Maxtor, etc.
Foram
criadas também as memórias de armazenamento portáteis, como pequenos HDs
externos, pen-drivers e cartões de leitura que chegam a ser do tamanho de uma
unha.
- PLACA
MÃE
– (Motherboard) é a base onde se
encontram circuitos eletrônicos impressos e as memórias ROM e onde são
instalados todos os componentes internos do computador: processador,
memória RAM, HD, placa de vídeo, placa de som, placa de rede, unidade de
CD/DVD-ROM, unidade de disquete, placa de captura de vídeo, placa de
fax-modem, coolers, etc. É a placa-mãe que serve como intermédio de
comunicação entre todos os hardwares.
- PERIFÉRICOS
São
dispositivos que permitem a comunicação entre o computador e o operador.
Existem três
tipos:
- Entrada (input): Teclado, mouse, scanner, etc.
- Saida (output): Caixas de som, monitor, impressora, etc.
- Entrada
e Saída
(input/output): Placas de som,
placas de vídeo, etc.
- A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA
O desenvolvimento da informática exerce um grande impacto no modo de
produção da sociedade. O computador torna-se uma importante ferramenta de
trabalho, contribuindo para o aumento da produtividade, redução de custos e
melhoria da qualidade dos produtos. Vários setores da economia já estão
informatizados, entre os quais a indústria, a pesquisa científica, a educação,
o sistema financeiro, as comunicações, a administração e a astronáutica.
Nas fábricas, os robôs substituem gradativamente a
mão de obra humana em trabalhos que envolvem risco em atividades mecânicas,
como às linhas de produção e montagem. Essa automação progressiva é a causa da
eliminação de vários postos de trabalho como caixas de banco, telefonistas e
datilógrafos, tendência que é conhecida por desemprego estrutural. Por outro
lado, a informática também cria novas categorias de profissionais, cuja
principal característica é o domínio das tecnologias da atualidade. Na área das
comunicações, a inovação é a interligação dos computadores de todo o mundo numa
grande rede, a Internet. Na Administração, ela auxilia nas contas, nos arquivos
de dados e informações dos funcionários, do cotidiano, da emissão de boletos,
no preenchimento de cheques, na comunicação on-line com os bancos, nos
cadastros de produtos e controle de entrada e saída de funcionários, materiais
e despesas, etc.
4 REFERÊNCIAS
COMPUTADOR: http://pt.wikipedia.org/wiki/Computador
EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES: http://www.slideshare.net/ngantunes/conceitos-bsicos-presentation
HARDWARE:
HTTP://www.boadica.com.br/
Muito bem
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