terça-feira, 15 de janeiro de 2013

ADM DE MARKETING - ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS




Se analisarmos, a busca desesperada das empresas em conquistar (ou reconquistar) a confiança, a ética e a responsabilidade social têm sido cada vez mais valorizadas, adquiridas e trabalhadas para melhorar a economia e a sociedade global. A ética é a peça central das regras sociais. Segundo Aristóteles, a ética está na práxis, ou seja, em nossas condutas.

 A ética é um conjunto de padrões morais que orientam a conduta no mundo dos negócios, que tem reflexos simultaneamente individuais e sociais e que edifica o bem comum em nossa comunidade.

 O alicerce da responsabilidade social corporativa está no entendimento de que a entidade responde a critérios éticos de comportamento e aparece como um modelo ético de gestão organizacional, pressupondo que a organização não seja somente um agente econômico, produtor de riqueza e gerador de lucros, mas também uma gente social, com participação e influência sobre seu entorno. Considerando as definições de responsabilidade social de representantes do Conselho Empresarial Mundial:

“Responsabilidade social corporativa é o comprometimento permanente dos empresários de adotar um comprometimento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de seus familiares, da comunidade local e da sociedade como um todo” (Vitor Bonini TONIELLO, 2006).

Esse entendimento admite a responsabilidade social como demonstração de uma postura ética comprometida com o resgate da cidadania, admitindo uma posição de co-responsabilidade, na busca do bem-estar público, em articulação com as políticas sociais (instituto, fundações, organizações, universidades, comunidades, etc.) (Maria do Carmo SILVEIRA, 2003).

A responsabilidade social, por sua vez, está direcionada para os negócios da empresa, que, culturalmente, desenvolve seus planejamentos e traça seus objetivos, buscando atender aos interesses dos acionistas, clientes, fornecedores, funcionários, ou seja, todos aqueles que se relacionam, direta ou indiretamente, com os negócios da organização. Contudo, uma organização que desenvolve programas de responsabilidade social obtém benefícios através do emprego de ferramentas de marketing apropriadas que pode criar um diferencial competitivo em relação aos concorrentes, principalmente como forma de tornar os consumidores mais fiéis à marca (Vitor Bonini TONIELLOO, 2006).

Como retorno, os programas de responsabilidade social acendem valor à marca da empresa, a ponto dos consumidores se disporem a pagar um pouco mais pelo produto, a receber em troca o valor agregado.

Todas essas sinalizações são provocadas de análise, para responder o conceito que emerge na sociedade contemporânea, dando conta das profundas desigualdades sociais de um mundo em transformação.

Fontes:



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