MELHORAMENTO DA
PRODUÇÃO
Prevenção e
Recuperação de Falhas na Produção
Trabalho
apresentado à disciplina Administração de Produção do curso Bacharelado em
Administração da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana UNEF/FAN como
requisito parcial de avaliação da disciplina da II unidade, sob a orientação do
Professor Valter Lima.
FEIRA DE SANTANA - BA
2012
Empenhamo-nos
ao máximo para concluir a etapa final na disciplina Administração de Produção
do 5º semestre e mantivemos uma busca consciente do conhecimento neste Plano de
Consultoria da Produção que expressa um desafio constante de aprendizagem.
Procuramos informações de todos os gêneros fazendo assim um melhoramento em
nossas pesquisas de trabalho. Tudo isso graças primeiramente a Deus e essa
equipe persistente. Agradecimento pela compreensão, às leituras críticas e as
valiosas observações de nosso professor Valter Lima que nos instigou ao desafio
e contribuiu ao encontrar soluções para nossas dúvidas.
Definição e importância
Embora nenhuma operação produtiva seja
indiferente a falhas, em algumas é crucial que os produtos e serviços não
falhem -- aviões em voo ou fornecimento
de eletricidade a hospitais,
por exemplo. Outros produtos e serviços sempre devem funcionar
quando necessário, como
cinto de segurança de carros, o
serviço da polícia e
outros serviços de emergência. Nessas situações,
a confiabilidade não é
somente desejável, mas
também essencial. Em
situações menos crítica, ter produtos e serviços confiáveis pode ser uma
forma de organizações
ganharem vantagem competitiva.
Tipos de
falhas de sistemas
Sempre há probabilidade de que, ao
fabricar um produto
ou prestar um
serviço, as coisas
possam sair erradas.
Aceitar que ocorrerão falhas não é,
entretanto, a mesma
coisa que ignorá-las. Também não implica que
a produção não possa ou
não deva tentar
minimizá-las. Além disso,
nem todas as
falhas são igualmente sérias. Algumas falhas são incidentais e podem
não ser percebidas.
Mecanismo para
detectar falhas
As
organizações às vezes podem
não saber que o sistema falhou
e por isso
perdem a oportunidade
de acertar as
coisas para o
cliente e de
aprender com a
experiência. Clientes descontentes.
Existem diversos mecanismos para
procurar falhas de forma
proativa:
>Verificações no processo
>Diagnósticos de
máquinas
>Entrevista na
saída
>Pesquisa telefônicas
>Grupos de foco
>Fichas de reclamações
ou folhas de feedback
>Questionários
Análise
de falhas
Uma
das atividades críticas para uma
organização quando uma
falha ocorre é
entender por que
ocorreu. Esta atividade é
chamada análise de
falhas. Há diversas técnicas
e abordagens que são
usadas para descobrir
a causa primeira
de falhas.
A
analise de falhas consiste em investigação de acidentes, que minimiza ou
eliminam a probabilidade de ocorrer a falha. Confiabilidade do produto, que é o
rastreamento do produto até o processo em que ele foi produzido, assim os
produtos podem ser retirados para verificação mais facilmente. Analise de queixas,
que consiste em ter informações sobre os erros de forma barata e facilmente
disponível. Analise de incidentes críticos, são solicitados quando acontece uma
satisfação ou descontentamento, então, é analisada detalhadamente os fatores
para descobrir a falha. E, por fim, temos a analise do efeito e modo de falhas,
que faz três perguntas chave: qual a probabilidade da falha acontecer? Qual
seria a consequência da falha? Com qual probabilidade essa falha é detectada
antes que afete o cliente? E é essencial para esse processo, sete passos:
1 – Identificar todas as partes componentes
dos produtos ou serviços.
2 – Listar todas as formas possíveis segundo
as quais os componentes poderiam falhar
3 – Identificar os efeitos possíveis das
falhas.
4 - Identificar todas as causas possíveis das
falhas para cada modo de falha.
5 – Avaliar a probabilidade de falha, a
severidade dos efeitos da falha e a probabilidade de detecção.
6 – Calcular o numero de confiabilidade
multiplicando as três avaliações entre si
7 – Instigar ação que minimizará falhas nos
modos de falhas que mostram um baixo número de confiabilidade.
Também
podemos fazer a analise de arvore de falhas, onde é procurada a origem usando
uma espécie de tabela com “E” e “Ou”.
Prevenção e Recuperação de Falhas
O gerente de operações produtivas
tem como prioridade ter estratégias que diminuem a probabilidade de falhas e
aprendem com as falhas que acontecem. Afinal, falhas sempre acontecerão, e, é
importante, que sempre existam políticas que ajudem a recuperar as falhas
quando elas ocorrem. A prevenção e recuperação de falhas repercutem na melhoria
da produção.
Apesar da nossa classificação de
falhas, a origem de todas é o erro do homem. O importante é que as falhas podem
ser controladas até um certo ponto, e também, as empresas podem aprender com
elas e mudar seu comportamento para melhor.
Manutenção
na produção
Manutenção é
o termo usado
para abordar a
forma pela qual
as organizações tentam
evitar as falhas
ao cuidar de
suas instalações físicas. É uma
parte importante da maioria
das atividades de
produção, especialmente aquelas
cujas instalações físicas
têm papel fundamental
na produção de seus
bens e serviços.
Em operações como
centrais elétricas, hotéis, companhias aéreas e
refinarias petroquímicas, as
atividades de manutenção serão responsáveis
por parte significativa
do tempo e
da atenção da
gerência de produção.
Principais
tipos de manutenção
Na prática, as
atividades de manutenção de
uma organização consistem
em uma combinação
de três abordagens
básicas para cuidar
de suas instalações
físicas:
- Manutenção
corretiva
- Manutenção preventiva
- Manutenção
preditiva
Falha no
Sistema
As empresas precisam saber a diferença entre as falhas e prestar
atenção nas mais graves, por elas podem prejudicar o resto da produção.
As coisas falham por vários motivos,
temos: dentro da operação produtiva, projetos malfeito, instalações ou pessoal
que falharam; falhas no material ou informações; ações dos clientes.
As falhas de projeto acontecem
quando uma característica de demanda não foi bem observada ou foi mal
calculada. Podem acontecer por uma empresa ter uma demanda maior do que a
esperada e não poder atender, ou por ter uma demanda menor e ter produzido mais
sem o interesse do consumidor. O projeto adequado identifica as circunstancias
em que a produção deve trabalhar e faz projetos de acordo com o dia a dia.
As falhas de instalações acontecem
por que todas as instalações de uma empresa podem quebrar e paralisar alguns
setores importantes da produção, causando prejuízos.
A falha de pessoal pode acontecer de
dois tipos: erros e violações. Quando acontece um erro, um funcionário deveria
ter feito algo diferente e o resultado é algum desvio significativo da produção
normal. Quando acontece uma violação, aconteceu um procedimento contrario ao
definido normalmente.
As falhas de fornecedores são
aquelas em que o prazo de entrega ou a qualidade dos bens e serviços são ruins.
Uma produção que depende muito de fornecedores tem maior probabilidade de
falhar.
As falhas de clientes ocorrem quando
os clientes usam mal os produtos e serviços. A falta de atenção do cliente pode
causar a falha. As grandes organizações estão treinando clientes para usar seus
produtos mais complexos, diminuindo assim, as chances de falha.
Como
recuperar a produção
Os
gerentes de operações
de serviços precisam
reconhecer que todos
os clientes tem
expectativas de recuperação
que esperam ser
atendidas pelas organizações.
A recuperação precisa
ser um processo
planejado. As organizações precisam projetar respostas
adequadas às falhas, por
isso vinculadas ao
custo e à
inconveniência causada ao cliente
pela falha,; essas respostas
atenderão às necessidades
e expectativas dos clientes.
Esse processo de
recuperação precisam ser
realizados por pessoal de linha
de frente com
autonomia ou pessoal
treinado que está disponível para
lidar com a recuperação
de uma forma
que não interfira nas
atividades do serviço do
dia-a-dia.
CONCLUSÃO
Na administração da produção, mostra
que toda ação é muito importante, e que
cuidado e zelo
temos que ter
com tudo que
ocorre dentro de
uma empresa.. Tudo é
importante, e nada
deve deixar de
ser revisto, pois pode acarretar muito
prejuízo e desperdício
de material. Existe falhas
de todos os
sentidos, para tanto
as empresas investem
em segurança e
aperfeiçoamento da mão de
obra, oferecendo cursos de
especialização em escolas como
o SENAI tudo para que
tenha um boa
produção com menores custos
e desperdícios.
Referências
CALLEFI, Jessica. Prevenção e Recuperação de Falhas. Disponível em <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAL5EAC/prevencao-recuperacao-falhas>.
Acesso em 19 de junho de 2012.
SLACK, Nigel. Administração da Produção; tradução Maria Teresa Corrêa de
Oliveira, Fábio Alher;
revisão técnica Henrique Luiz Corrêa. 2. ed.- - São Paulo: Atlas, 2002.
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