UNIDADE
DE ENSINO SUPERIOR DE FEIRA DE SANTANA - UNEF
EBERVAL
CALAZANS
GILMA
SANTOS FERREIRA TORRES
VANILZA
CARDOSO DE MELO
RESTAURANTE SELF-SERVICE*
ANÁLISE
FINANCEIRA
FEIRA DE SANTANA/BA
2012
*Obs: Ocultamos os nomes do estabelecimento e dos proprietários por
questões éticas e para preservá-los.
Trabalho
apresentado à disciplina Gestão de Médias e Pequenas Empresas do curso
Bacharelado em Administração da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana
UNEF/FAN como requisito parcial de avaliação da disciplina da II unidade, sob a
orientação do Professor Leonardo Firmo.
AGRADECIMENTO
Empenhamo-nos ao
máximo para concluir a etapa final na disciplina Gestão de Pequenas e Médias
Empresas do 5º semestre e mantivemos uma busca consciente do conhecimento neste
Plano de Consultoria Financeira que expressa um desafio constante de
aprendizagem. Procuramos informações de todos os gêneros fazendo assim um
melhoramento em nossas pesquisas de trabalho. Tudo isso graças primeiramente a
Deus e essa equipe persistente. Agradecimento pela compreensão, às leituras
críticas e as valiosas observações de nosso professor Leonardo Firmo que nos
instigou ao desafio e contribuiu ao encontrar soluções para nossas dúvidas e
aos nossos familiares. Em especial agradecemos ao casal proprietário do “Restaurante
Self-Service de Feira de Santana” pela parceria, apoio e confiança na produção
deste trabalho.
INTRODUÇÃO
Este
trabalho tem como objetivo apresentar à disciplina Gestão de Pequenas e Médias Empresa
uma análise em nível de dinâmica organizacional financeira de um
estabelecimento comercial com uma preocupação na abordagem e exploração dos
conteúdos apresentados em sala de aula de forma prática/vivencial e consciente.
Nesse sentido, apresentaremos o “Restaurante Self-Service de Feira de Santana” numa
visão e situação atual do seu negócio mediante realização e construção de um
Plano Financeiro Acadêmico iniciando a aprendizagem em consultoria para nortear
assim os caminhos e ações ao sucesso da organização num ambiente socioeconômico
local. Um grande desafio!
.
.
O
trabalho contém análise de informações de uma organização local visitada,
formação dos instrumentos de pesquisa, visita técnica que estão distribuídas em
definição e ampliação do negócio, público-alvo, produtos e serviços,
fornecedores, custos e anexos que ajudaram a delinear a situação financeira do
empreendimento.
HISTÓRICO
“Restaurante
Self-Service de Feira de Santana”, antes conhecido como uma lanchonete,
localizava-se próximo a Praça da Kalilândia, que por motivos pessoais da antiga
proprietária, resolveu desfazer-se do negócio e propôs a uma de suas
funcionárias, Sra. “RR”, hoje atual
proprietária, a dar continuidade ao mesmo.
.
.
Segundo
Hisrich (2009, p.173), “alguns empreendedores conseguem reconhecer uma
oportunidade de negócio, o que é fundamental para o processo empreendedor e
para a expansão de uma empresa”. E sem muita experiência para administrar os
negócios e sem capital inicial, a Sra. “RR” contou com a ajuda do seu esposo
Sr. KG, que trabalhava como relojoeiro no comércio e abandonou a profissão para
trabalhar ao lado da esposa, nesse desafio empreendedor.
.
.
Com
o passar do tempo e o aumento do aluguel do espaço, eles sentiram a necessidade
de mudar de local, passando a funcionar no bairro Ponto Central, mudando o nome
do antigo estabelecimento para “Restaurante Self-Service de Feira de Santana”.
.
.
Através
do olhar empreendedor do Sr. KG e da boa comida da Sra. RR veio o
reconhecimento de uma oportunidade que conforme enfatiza Hisrich (2009, p. 174)
“é conseqüência do conhecimento e da experiência do empreendedor individual e,
onde for pertinente da empresa empreendedora”. O restaurante começou a ganhar
popularidade por meio da entrega de quentinhas no comércio, do tão conhecido
“PF” para pessoas que freqüentavam o restaurante e da propaganda boca a boca,
conquistada através da fidelidade de seus clientes, que hoje eles os chamam de
“amigos”.
.
.
Percebendo
o sucesso dos negócios, foi implantado no restaurante o serviço de self-service e a contratação de quatro
novas funcionárias “da família”, garantindo assim mais produtividade, conforto
e comodidade para os clientes, fazendo do “Restaurante Self-Service de Feira de
Santana” uma pequena empresa familiar de categoria individual, que tem como
vantagens: a qualidade e o pronto atendimento dos serviços além de manter uma
comunicação aberta e informal, a flexibilidade de processos e decisões,
interesses comuns e a confiança mútua de todos os stackholders.
Dados de
Identificação
Nome Fantasia: “Restaurante Self-Service de Feira de Santana”
CNPJ: xxxxxxxxxxx/0001-04
Data de abertura: Ano de 2010
Endereço: Bairro Ponto Central - Feira de Santana -BA
Nome Fantasia: “Restaurante Self-Service de Feira de Santana”
CNPJ: xxxxxxxxxxx/0001-04
Data de abertura: Ano de 2010
Endereço: Bairro Ponto Central - Feira de Santana -BA
Características Gerais
Ramo de Atividade: Alimentação
Setor de Atividade: Prestação de Serviços
Tipo de Negócio: Restaurante Self-Service
Tempo de existência: 06 anos
Número de Funcionários: 06
Público Alvo: Classe C, D e E
Ramo de Atividade: Alimentação
Setor de Atividade: Prestação de Serviços
Tipo de Negócio: Restaurante Self-Service
Tempo de existência: 06 anos
Número de Funcionários: 06
Público Alvo: Classe C, D e E
SEU NEGÓCIO
Para Justin, empresa familiar é definida “como uma empresa
na qual dois ou mais membros de uma mesma família são proprietários”. O “Restaurante
Self-Service de Feira de Santana”, empresa familiar e singular situada em Feira
de Santana/BA, presta serviços no ramo alimentício oferecendo serviços de
Self-Service, quentinhas, PF e lanches em geral visando possibilitar aos seus
clientes um atendimento personalizado, com um cardápio variado e de qualidade.
Servem de direção a
todos os planos de ação da empresa, sendo a base, especificando resultados
desejados e os pontos onde pretendem chegar em 2012 obtendo os seguintes
resultados:
Organizar a parte física da loja e
administrativa;
Informatizar a empresa;
Organograma
O ciclo de vida dessa organização encontra-se
no estágio inicial onde possui características estruturais que indicam a expansão,
compartilhamento e divisão de responsabilidades. A cada fase do ciclo a empresa
enfrenta novas e diferentes situações. São 06 anos de vida, mas com o mesmo
objetivo, a qualidade do serviço e do atendimento ao cliente.
Numa escala de 1 à 10, sendo 1 para Alerta e
Necessidade de Mudança Urgente, 5 para Necessidade de Mudança Parcial e 10 para
Ótimo, temos:
Pontos fortes:
Localização
|
10
|
Preço
|
10
|
Variedades no cardápio
|
08
|
Excelente relacionamento com clientes e fornecedores
|
10
|
Pontos fracos:
Espaço limitado
|
05
|
Informatização
|
00
|
Divulgação
|
04
|
Poucos atendentes
|
06
|
Fonte: Pesquisa de Campo (2012) |
MELHORIAS
Diante
da apresentação do “Restaurante Self-Service de Feira de Santana”, situada já
no mercado desde 2006 verificamos que existe certa deficiência na infraestrutura
da organização no qual foi criada sem planejamento algum. Nesse ano de 2012 foi
realizado um investimento para que o estabelecimento possua um ambiente mais
confortável e atrativo.
.
.
A
loja não dispõe de nenhum recurso na área de informática. Diante disso
apresentamos como proposta a implantação inicial de apenas um computador para
atender as necessidades básicas como controle de estoque, cadastramento e
informações de clientes e fornecedores, controle da saída e entrada de pedidos,
preço de mercadorias, levantamento de custos, etc. como também foi criado um
endereço eletrônico para recebimento de notas fiscais e melhor comunicação.
.
.
Uma
boa identidade visual deve preservar o conceito da marca, deve atuar onde quer
que ela apareça. Percebemos que a empresa não dispõe de um fardamento para
atender e se destacar em meio aos clientes. E como diferencial também propomos
uma avental personalizado e funcional (vide
foto 01 no final). Recorrendo a diferentes modelos desenvolvemos um
fardamento que priorizasse o conforto dos funcionários e fosse um importante
meio para fortalecer a identidade visual da empresa.
BALANÇO PATRIMONIAL
ANÁLISE FINANCEIRA
A empresa tem Capital de Giro de R$ 4.753,20
extraídos dos Lucros ou Prejuízos, o que demonstra bom resultado; A cada R$
1,00 que a empresa deve, há disponibilidade de R$ 0,73 para pagar, o que entra
em estado de alerta para administrar melhor o planejamento e o controle do
caixa; Nenhum problema foi encontrado no estoque, que, pelo visto, conseguirá
honrar o compromisso nas vendas precisas, porque o quadro apresenta 1,62% de
liquidez seca; Segundo a D.R.E. a empresa apresenta boas condições financeiras.
Sugerimos uma consultoria com a empresa Júnior da UNEF.
CONCLUSÃO
O
ano de 2012 traz para o “Restaurante Self-Service de Feira de Santana” perspectivas e novas possibilidades de atuação
com seus clientes, parceiros e a comunidade que direta e indiretamente estão
envolvidos com os seus serviços. A empresa que iniciou sem planejamento e hoje
atua de forma efetiva, com serviços de qualidade a encantar seus “amigos”
(clientes), acreditamos que as dificuldades enfrentadas não foram poucas, mas
que serviram de injeção de ânimo para cada vez mais, as pessoas envolvidas
nesse empreendimento se empenhem na execução dos objetivos traçados, para que
mais pessoas sejam beneficiadas, ficando cristalino o comprometimento e
dedicação aplicados pela proprietária e todos os demais funcionários, honrando
assim seus compromissos e metas, práticas necessárias para uma boa gestão.
.
.
Concluímos
que o “Restaurante Self-Service de Feira de Santana” encontra-se em processo
contínuo de evolução e aprendizagem financeira onde o sucesso depende de um
conjunto de fatores sendo necessário utilizar os conhecimentos de forma
eficiente dentro da empresa familiar com o propósito de prever a melhoria da
eficácia organizacional.
.
.
Por
fim destacamos como parte integrante do negócio, a proprietária Sra. RR mais o
marido Sr. KG, um casal empreendedor e perseverante que atende seus clientes de
forma personalizada e eficiente em tudo que se relaciona a boa comida
tradicional e regional.
REFERÊNCIAS
CHIAVENATO,
Idalberto. Comportamento Organizacional:
A dinâmica do sucesso das organizações. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1993.
LONGNECKER, Jusin G. Administração de pequena empresa. São Paulo: Thomson Learning, 2007
HISRICH,
Roberto D. Empreendedorismo / Robert
D. Hisrich, Michael P. Peters, Dean A. Shepherd; tradução Tereza Felix de
Souza. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
ROBBINS, P. Stephen. Comportamento Organizacional. 11. ed. Pearson, 2006.
Eu recomendarei qualquer um que procure um empréstimo comercial à Le_Meridian, que me ajudou com um empréstimo de quatro milhões de dólares para iniciar meu negócio de Quilting e foi rápido. Eles podem financiar até o valor de US $ 500,000,000.00 (quinhentos milhões de dólares) em qualquer região do mundo, desde que seja garantido um ROI de 1,9% nos projetos. O processo foi rápido e seguro. Foi definitivamente uma experiência positiva.Evite os golpistas aqui e entre em contato com o Le_Meridian Funding Service On. lfdsloans@lemeridianfds.com / lfdsloans@outlook.com. WhatsApp ... + 19893943740. se você estiver procurando por um empréstimo comercial.
ResponderExcluir