domingo, 24 de junho de 2012

ADM DE PRODUÇÃO: MELHORAMENTO DA PRODUÇÃO


MELHORAMENTO DA PRODUÇÃO

Prevenção e Recuperação de Falhas na Produção



Trabalho apresentado à disciplina Administração de Produção do curso Bacharelado em Administração da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana UNEF/FAN como requisito parcial de avaliação da disciplina da II unidade, sob a orientação do Professor Valter Lima.



FEIRA DE SANTANA - BA

2012


Agradecimentos


Empenhamo-nos ao máximo para concluir a etapa final na disciplina Administração de Produção do 5º semestre e mantivemos uma busca consciente do conhecimento neste Plano de Consultoria da Produção que expressa um desafio constante de aprendizagem. Procuramos informações de todos os gêneros fazendo assim um melhoramento em nossas pesquisas de trabalho. Tudo isso graças primeiramente a Deus e essa equipe persistente. Agradecimento pela compreensão, às leituras críticas e as valiosas observações de nosso professor Valter Lima que nos instigou ao desafio e contribuiu ao encontrar soluções para nossas dúvidas.


Definição e importância

            Embora nenhuma operação produtiva seja indiferente a falhas, em algumas é crucial que os produtos e serviços  não  falhem  --­­­­  aviões em voo ou  fornecimento  de  eletricidade a  hospitais,  por exemplo. Outros produtos e serviços sempre devem  funcionar  quando  necessário,  como  cinto  de  segurança de carros,  o  serviço  da  polícia e  outros  serviços de  emergência. Nessas  situações,  a  confiabilidade não  é  somente  desejável,  mas  também  essencial. Em situações  menos  crítica, ter produtos e serviços  confiáveis pode ser  uma  forma  de  organizações  ganharem  vantagem competitiva.
 

Tipos de  falhas  de  sistemas


            Sempre há  probabilidade de que,  ao  fabricar  um  produto  ou  prestar  um  serviço,  as  coisas  possam  sair  erradas.  Aceitar  que  ocorrerão falhas  não é,  entretanto,  a  mesma  coisa  que  ignorá-las. Também não  implica que  a  produção  não  possa  ou  não  deva  tentar  minimizá-las. Além   disso, nem  todas  as  falhas são  igualmente  sérias. Algumas falhas são incidentais  e podem  não  ser percebidas.



Mecanismo para  detectar  falhas
 

            As  organizações às   vezes  podem  não saber  que  o  sistema falhou  e  por  isso  perdem  a  oportunidade  de  acertar  as  coisas  para  o  cliente  e  de  aprender  com  a  experiência. Clientes  descontentes.

            Existem diversos mecanismos  para  procurar falhas  de  forma  proativa:

>Verificações   no  processo

>Diagnósticos  de  máquinas

>Entrevista   na  saída

>Pesquisa  telefônicas

>Grupos de foco

>Fichas de reclamações ou  folhas  de  feedback

>Questionários


Análise  de  falhas


            Uma  das atividades  críticas para  uma  organização  quando  uma  falha  ocorre  é  entender  por  que  ocorreu. Esta  atividade  é  chamada   análise  de  falhas. Há  diversas  técnicas  e  abordagens  que são   usadas  para  descobrir  a  causa  primeira  de  falhas. 

            A analise de falhas consiste em investigação de acidentes, que minimiza ou eliminam a probabilidade de ocorrer a falha. Confiabilidade do produto, que é o rastreamento do produto até o processo em que ele foi produzido, assim os produtos podem ser retirados para verificação mais facilmente. Analise de queixas, que consiste em ter informações sobre os erros de forma barata e facilmente disponível. Analise de incidentes críticos, são solicitados quando acontece uma satisfação ou descontentamento, então, é analisada detalhadamente os fatores para descobrir a falha. E, por fim, temos a analise do efeito e modo de falhas, que faz três perguntas chave: qual a probabilidade da falha acontecer? Qual seria a consequência da falha? Com qual probabilidade essa falha é detectada antes que afete o cliente? E é essencial para esse processo, sete passos:

1 – Identificar todas as partes componentes dos produtos ou serviços.

2 – Listar todas as formas possíveis segundo as quais os componentes poderiam falhar

3 – Identificar os efeitos possíveis das falhas.

4 - Identificar todas as causas possíveis das falhas para cada modo de falha.

5 – Avaliar a probabilidade de falha, a severidade dos efeitos da falha e a probabilidade de detecção.

6 – Calcular o numero de confiabilidade multiplicando as três avaliações entre si

7 – Instigar ação que minimizará falhas nos modos de falhas que mostram um baixo número de confiabilidade.

            Também podemos fazer a analise de arvore de falhas, onde é procurada a origem usando uma espécie de tabela com “E” e “Ou”.
 

Prevenção e Recuperação de Falhas

            O gerente de operações produtivas tem como prioridade ter estratégias que diminuem a probabilidade de falhas e aprendem com as falhas que acontecem. Afinal, falhas sempre acontecerão, e, é importante, que sempre existam políticas que ajudem a recuperar as falhas quando elas ocorrem. A prevenção e recuperação de falhas repercutem na melhoria da produção.

            Apesar da nossa classificação de falhas, a origem de todas é o erro do homem. O importante é que as falhas podem ser controladas até um certo ponto, e também, as empresas podem aprender com elas e mudar seu comportamento para melhor.
 

Manutenção  na  produção

            Manutenção  é  o  termo  usado  para  abordar  a  forma  pela  qual  as  organizações  tentam  evitar  as  falhas  ao  cuidar  de  suas  instalações físicas.  É  uma parte importante  da  maioria  das  atividades  de  produção,  especialmente  aquelas  cujas  instalações  físicas  têm  papel  fundamental  na  produção  de seus  bens  e  serviços.  Em  operações  como  centrais elétricas,   hotéis,  companhias aéreas  e  refinarias petroquímicas,  as atividades de manutenção  serão  responsáveis  por  parte  significativa  do   tempo  e  da  atenção  da  gerência  de  produção.



Principais  tipos  de  manutenção


Na  prática, as  atividades  de  manutenção  de  uma  organização  consistem  em  uma  combinação  de  três  abordagens  básicas  para   cuidar  de   suas  instalações  físicas:

- Manutenção corretiva

- Manutenção  preventiva

- Manutenção preditiva

  

Falha no Sistema

 

            As empresas precisam saber a diferença entre as falhas e prestar atenção nas mais graves, por elas podem prejudicar o resto da produção.

            As coisas falham por vários motivos, temos: dentro da operação produtiva, projetos malfeito, instalações ou pessoal que falharam; falhas no material ou informações; ações dos clientes.

            As falhas de projeto acontecem quando uma característica de demanda não foi bem observada ou foi mal calculada. Podem acontecer por uma empresa ter uma demanda maior do que a esperada e não poder atender, ou por ter uma demanda menor e ter produzido mais sem o interesse do consumidor. O projeto adequado identifica as circunstancias em que a produção deve trabalhar e faz projetos de acordo com o dia a dia.

            As falhas de instalações acontecem por que todas as instalações de uma empresa podem quebrar e paralisar alguns setores importantes da produção, causando prejuízos.

            A falha de pessoal pode acontecer de dois tipos: erros e violações. Quando acontece um erro, um funcionário deveria ter feito algo diferente e o resultado é algum desvio significativo da produção normal. Quando acontece uma violação, aconteceu um procedimento contrario ao definido normalmente.

            As falhas de fornecedores são aquelas em que o prazo de entrega ou a qualidade dos bens e serviços são ruins. Uma produção que depende muito de fornecedores tem maior probabilidade de falhar.

            As falhas de clientes ocorrem quando os clientes usam mal os produtos e serviços. A falta de atenção do cliente pode causar a falha. As grandes organizações estão treinando clientes para usar seus produtos mais complexos, diminuindo assim, as chances de falha.
 

Como  recuperar  a  produção


            Os  gerentes   de  operações  de  serviços  precisam  reconhecer  que  todos  os  clientes  tem  expectativas  de  recuperação  que  esperam  ser  atendidas  pelas  organizações.  A  recuperação  precisa  ser  um  processo  planejado.  As  organizações precisam projetar  respostas  adequadas  às  falhas, por  isso  vinculadas  ao  custo  e  à  inconveniência  causada ao  cliente  pela  falha,; essas  respostas  atenderão  às  necessidades  e expectativas  dos  clientes.  Esse  processo  de  recuperação  precisam  ser  realizados por  pessoal de  linha  de  frente  com  autonomia ou  pessoal treinado  que  está  disponível  para  lidar com  a  recuperação  de  uma  forma  que não  interfira  nas  atividades do   serviço  do  dia-a-dia.
 

CONCLUSÃO


            Na administração da produção,  mostra  que  toda ação é  muito  importante,   e que  cuidado  e  zelo  temos  que  ter  com  tudo  que  ocorre  dentro  de  uma  empresa.. Tudo   é  importante,  e  nada  deve  deixar  de  ser  revisto,  pois pode acarretar  muito  prejuízo  e  desperdício  de  material. Existe  falhas  de  todos  os  sentidos,  para  tanto  as  empresas   investem  em  segurança  e  aperfeiçoamento  da  mão  de obra,  oferecendo cursos  de  especialização em  escolas  como  o  SENAI  tudo  para  que  tenha  um  boa  produção  com menores  custos  e  desperdícios.


Referências

CALLEFI, Jessica. Prevenção e Recuperação de Falhas. Disponível em <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAL5EAC/prevencao-recuperacao-falhas>. Acesso em 19 de junho de 2012.


SLACK, Nigel. Administração da Produção; tradução Maria Teresa Corrêa  de  Oliveira,  Fábio  Alher;  revisão  técnica  Henrique Luiz Corrêa.  2. ed.- - São Paulo: Atlas, 2002.

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