quarta-feira, 6 de junho de 2012

GESTÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS - ANALISE FINANCEIRA



UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DE FEIRA DE SANTANA - UNEF

EBERVAL CALAZANS
GILMA SANTOS FERREIRA TORRES
VANILZA CARDOSO DE MELO

RESTAURANTE SELF-SERVICE*
ANÁLISE FINANCEIRA

FEIRA DE SANTANA/BA
2012


*Obs: Ocultamos os nomes do estabelecimento e dos proprietários por questões éticas e para preservá-los.

Trabalho apresentado à disciplina Gestão de Médias e Pequenas Empresas do curso Bacharelado em Administração da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana UNEF/FAN como requisito parcial de avaliação da disciplina da II unidade, sob a orientação do Professor Leonardo Firmo.
 

                                                    AGRADECIMENTO

Empenhamo-nos ao máximo para concluir a etapa final na disciplina Gestão de Pequenas e Médias Empresas do 5º semestre e mantivemos uma busca consciente do conhecimento neste Plano de Consultoria Financeira que expressa um desafio constante de aprendizagem. Procuramos informações de todos os gêneros fazendo assim um melhoramento em nossas pesquisas de trabalho. Tudo isso graças primeiramente a Deus e essa equipe persistente. Agradecimento pela compreensão, às leituras críticas e as valiosas observações de nosso professor Leonardo Firmo que nos instigou ao desafio e contribuiu ao encontrar soluções para nossas dúvidas e aos nossos familiares. Em especial agradecemos ao casal proprietário do “Restaurante Self-Service de Feira de Santana”  pela parceria, apoio e confiança na produção deste trabalho.





INTRODUÇÃO


Este trabalho tem como objetivo apresentar à disciplina Gestão de Pequenas e Médias Empresa uma análise em nível de dinâmica organizacional financeira de um estabelecimento comercial com uma preocupação na abordagem e exploração dos conteúdos apresentados em sala de aula de forma prática/vivencial e consciente. Nesse sentido, apresentaremos o “Restaurante Self-Service de Feira de Santana” numa visão e situação atual do seu negócio mediante realização e construção de um Plano Financeiro Acadêmico iniciando a aprendizagem em consultoria para nortear assim os caminhos e ações ao sucesso da organização num ambiente socioeconômico local. Um grande desafio!
.
O trabalho contém análise de informações de uma organização local visitada, formação dos instrumentos de pesquisa, visita técnica que estão distribuídas em definição e ampliação do negócio, público-alvo, produtos e serviços, fornecedores, custos e anexos que ajudaram a delinear a situação financeira do empreendimento.

HISTÓRICO


“Restaurante Self-Service de Feira de Santana”, antes conhecido como uma lanchonete, localizava-se próximo a Praça da Kalilândia, que por motivos pessoais da antiga proprietária, resolveu desfazer-se do negócio e propôs a uma de suas funcionárias, Sra. “RR”,  hoje atual proprietária, a dar continuidade ao mesmo.
.
Segundo Hisrich (2009, p.173), “alguns empreendedores conseguem reconhecer uma oportunidade de negócio, o que é fundamental para o processo empreendedor e para a expansão de uma empresa”. E sem muita experiência para administrar os negócios e sem capital inicial, a Sra. “RR” contou com a ajuda do seu esposo Sr. KG, que trabalhava como relojoeiro no comércio e abandonou a profissão para trabalhar ao lado da esposa, nesse desafio empreendedor.
.
Com o passar do tempo e o aumento do aluguel do espaço, eles sentiram a necessidade de mudar de local, passando a funcionar no bairro Ponto Central, mudando o nome do antigo estabelecimento para “Restaurante Self-Service de Feira de Santana”.
.
Através do olhar empreendedor do Sr. KG e da boa comida da Sra. RR veio o reconhecimento de uma oportunidade que conforme enfatiza Hisrich (2009, p. 174) “é conseqüência do conhecimento e da experiência do empreendedor individual e, onde for pertinente da empresa empreendedora”. O restaurante começou a ganhar popularidade por meio da entrega de quentinhas no comércio, do tão conhecido “PF” para pessoas que freqüentavam o restaurante e da propaganda boca a boca, conquistada através da fidelidade de seus clientes, que hoje eles os chamam de “amigos”.
.
Percebendo o sucesso dos negócios, foi implantado no restaurante o serviço de self-service e a contratação de quatro novas funcionárias “da família”, garantindo assim mais produtividade, conforto e comodidade para os clientes, fazendo do “Restaurante Self-Service de Feira de Santana” uma pequena empresa familiar de categoria individual, que tem como vantagens: a qualidade e o pronto atendimento dos serviços além de manter uma comunicação aberta e informal, a flexibilidade de processos e decisões, interesses comuns e a confiança mútua de todos os stackholders.

Dados de Identificação
Nome Fantasia: “Restaurante Self-Service de Feira de Santana”
CNPJ: xxxxxxxxxxx/0001-04
Data de abertura: Ano de 2010
Endereço: Bairro Ponto Central  - Feira de Santana -BA

Características Gerais
Ramo de Atividade: Alimentação
Setor de Atividade: Prestação de Serviços
Tipo de Negócio: Restaurante Self-Service
Tempo de existência: 06 anos
Número de Funcionários: 06
Público Alvo: Classe C, D e E


SEU NEGÓCIO




Para Justin, empresa familiar é definida “como uma empresa na qual dois ou mais membros de uma mesma família são proprietários”. O “Restaurante Self-Service de Feira de Santana”, empresa familiar e singular situada em Feira de Santana/BA, presta serviços no ramo alimentício oferecendo serviços de Self-Service, quentinhas, PF e lanches em geral visando possibilitar aos seus clientes um atendimento personalizado, com um cardápio variado e de qualidade.




Servem de direção a todos os planos de ação da empresa, sendo a base, especificando resultados desejados e os pontos onde pretendem chegar em 2012 obtendo os seguintes resultados:
Organizar a parte física da loja e administrativa;
Informatizar a empresa;


Organograma



O ciclo de vida dessa organização encontra-se no estágio inicial onde possui características estruturais que indicam a expansão, compartilhamento e divisão de responsabilidades. A cada fase do ciclo a empresa enfrenta novas e diferentes situações. São 06 anos de vida, mas com o mesmo objetivo, a qualidade do serviço e do atendimento ao cliente.

Numa escala de 1 à 10, sendo 1 para Alerta e Necessidade de Mudança Urgente, 5 para Necessidade de Mudança Parcial e 10 para Ótimo, temos:

Pontos fortes:
Localização
10
Preço
10
Variedades no cardápio
08
Excelente relacionamento com clientes e fornecedores
10

Pontos fracos:
Espaço limitado
05
Informatização
00
Divulgação
04
Poucos atendentes
06
Fonte: Pesquisa de Campo (2012)

MELHORIAS


Diante da apresentação do “Restaurante Self-Service de Feira de Santana”, situada já no mercado desde 2006 verificamos que existe certa deficiência na infraestrutura da organização no qual foi criada sem planejamento algum. Nesse ano de 2012 foi realizado um investimento para que o estabelecimento possua um ambiente mais confortável e atrativo.
.
A loja não dispõe de nenhum recurso na área de informática. Diante disso apresentamos como proposta a implantação inicial de apenas um computador para atender as necessidades básicas como controle de estoque, cadastramento e informações de clientes e fornecedores, controle da saída e entrada de pedidos, preço de mercadorias, levantamento de custos, etc. como também foi criado um endereço eletrônico para recebimento de notas fiscais e melhor comunicação.
.
Uma boa identidade visual deve preservar o conceito da marca, deve atuar onde quer que ela apareça. Percebemos que a empresa não dispõe de um fardamento para atender e se destacar em meio aos clientes. E como diferencial também propomos uma avental personalizado e funcional (vide foto 01 no final). Recorrendo a diferentes modelos desenvolvemos um fardamento que priorizasse o conforto dos funcionários e fosse um importante meio para fortalecer a identidade visual da empresa.

BALANÇO PATRIMONIAL








           

ANÁLISE FINANCEIRA


A empresa tem Capital de Giro de R$ 4.753,20 extraídos dos Lucros ou Prejuízos, o que demonstra bom resultado; A cada R$ 1,00 que a empresa deve, há disponibilidade de R$ 0,73 para pagar, o que entra em estado de alerta para administrar melhor o planejamento e o controle do caixa; Nenhum problema foi encontrado no estoque, que, pelo visto, conseguirá honrar o compromisso nas vendas precisas, porque o quadro apresenta 1,62% de liquidez seca; Segundo a D.R.E. a empresa apresenta boas condições financeiras. Sugerimos uma consultoria com a empresa Júnior da UNEF.

CONCLUSÃO


O ano de 2012 traz para o “Restaurante Self-Service de Feira de Santana”  perspectivas e novas possibilidades de atuação com seus clientes, parceiros e a comunidade que direta e indiretamente estão envolvidos com os seus serviços. A empresa que iniciou sem planejamento e hoje atua de forma efetiva, com serviços de qualidade a encantar seus “amigos” (clientes), acreditamos que as dificuldades enfrentadas não foram poucas, mas que serviram de injeção de ânimo para cada vez mais, as pessoas envolvidas nesse empreendimento se empenhem na execução dos objetivos traçados, para que mais pessoas sejam beneficiadas, ficando cristalino o comprometimento e dedicação aplicados pela proprietária e todos os demais funcionários, honrando assim seus compromissos e metas, práticas necessárias para uma boa gestão.
.
Concluímos que o “Restaurante Self-Service de Feira de Santana”  encontra-se em processo contínuo de evolução e aprendizagem financeira onde o sucesso depende de um conjunto de fatores sendo necessário utilizar os conhecimentos de forma eficiente dentro da empresa familiar com o propósito de prever a melhoria da eficácia organizacional.
.
Por fim destacamos como parte integrante do negócio, a proprietária Sra. RR mais o marido Sr. KG, um casal empreendedor e perseverante que atende seus clientes de forma personalizada e eficiente em tudo que se relaciona a boa comida tradicional e regional.

 

REFERÊNCIAS


CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional: A dinâmica do sucesso das organizações. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1993.

LONGNECKER, Jusin G. Administração de pequena empresa. São Paulo: Thomson Learning, 2007

HISRICH, Roberto D. Empreendedorismo / Robert D. Hisrich, Michael P. Peters, Dean A. Shepherd; tradução Tereza Felix de Souza.  7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

ROBBINS, P. Stephen. Comportamento Organizacional. 11. ed. Pearson, 2006.



Foto 1 - Fardamentos sugeridos



Um comentário:

  1. Eu recomendarei qualquer um que procure um empréstimo comercial à Le_Meridian, que me ajudou com um empréstimo de quatro milhões de dólares para iniciar meu negócio de Quilting e foi rápido. Eles podem financiar até o valor de US $ 500,000,000.00 (quinhentos milhões de dólares) em qualquer região do mundo, desde que seja garantido um ROI de 1,9% nos projetos. O processo foi rápido e seguro. Foi definitivamente uma experiência positiva.Evite os golpistas aqui e entre em contato com o Le_Meridian Funding Service On. lfdsloans@lemeridianfds.com / lfdsloans@outlook.com. WhatsApp ... + 19893943740. se você estiver procurando por um empréstimo comercial.

    ResponderExcluir