quinta-feira, 28 de junho de 2012

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS: TIPOS DE CHEFES






COMO IDENTIFICAR O TIPO DO SEU CHEFE

Um estudo britânico revelou que o chefe ditador está na escala dos pior chefe entre os que existem, os quais ameaçam a integridade e a harmonia no ambiente organizacional.


Você pode ter ou ser um chefe, e daí enxergar ou adotar uma postura de líder compreensivo ou paciente ou prestativo, ou aqueles que ensinam, ou aqueles que aprendem... Enfim, muitas vezes somos submissos à eles por questão de manutenção do emprego ou até mesmo por sobrevivência. Através deste artigo poderemos identificar alguns tipos e saber como lidar com eles.


Segue as atitudes mais comuns dos quinze tipos de chefes, conforme descrição de Sidnei Oliveira:


1. O Carrasco: Seu prazer é ver os seus funcionários sofrendo. Para ele não há trégua e sempre será guerra declarada; Vigia religiosamente o relógio de ponto, lembrando todos os minutos de atraso de cada colaborador, porém raramente observa o horário da saída, principalmente se o funcionário estender o horário após o expediente; O mais “modernos” não atormentam seus funcionários, mas os ignoram como pessoas, e os tratam como “números”; Costumam gritar e nunca olham nos olhos; Só atendem com hora marcada e depois do assunto já adiantado; Precisa mostrar sempre para os superiores que o seu setor está funcionando perfeitamente.

 2. Paternalista: Dificilmente é visto como um ditador para os funcionários, está sempre pronto a ajudá-los e considera-os como filhos; Procura ser delicado ao repreender alguém, para não sensibilizar os sentimentos; É prestativo, atencioso e educado; Está sempre aconselhando e motivando seus subordinados a seguir carreira; Geralmente são raros e não duram muito tempo na empresa, pois os superiores não os veem como chefe, apesar de também nunca os verem como líder.

3. Professor: Além de ter algumas características que faz parecer com Chefe Partenalista, é muito mais exigente; Seu maior prazer é ensinar novas tarefas a um funcionário; Geralmente contratam estagiários e defendem a idéia do aprendizado no ambiente de trabalho; Um erro de um funcionário é motivo de convocar uma reunião para aplicar ensinamentos de procedimentos corretos; Depois de ensinar o correto, perde a calma quando vê cometendo o mesmo erro; Adora estar lendo livros de Administração Social e Administração de Empresas e se interessa citar trechos quando tem uma oportunidade a ver com o que leu.
.
.

4. O Puxa-Saco: Sua principal característica é a falsidade; O ambiente costuma estar cheio de pessoas sujas e antiéticas, principalmente se tiver bom relacionamento com esse tipo de chefe; Não perde a oportunidade de bajular seus superiores; Seus funcionários são meros instrumentos para poder chamar a atenção de seus superiores; Quando há informação de que a Direção está pensando em re-estruturação, ele é o primeiro a demitir funcionários; Apoia qualquer medida de redução de custo, inclusive é capaz de propor redução de salário, mesmo sabendo que a empresa não tomará essa medida; É certo que ele "dedura" o colega só para agradar a chefia e acreditar que assim estará conquistando sua confiança; Não se deve contar com ele para nada, salve que você tenha algum relacionamento mais próximo com um dos superiores da empresa.


5.  O Vaidoso: Sua característica principal é ser inconfiável; Costuma promover festas e almoço para ser querido e popular; É pouco exigente com tarefas que não enriquecem a sua popularidade, confiando cegamente para assuntos rotineiros e técnicos; Parece desligado, mas pode virar um "monstro" se alguém cometer algum erro que possa expor sua imagem; Quando um funcionário trabalha no seu estilo, ele é o primeiro a arquitetar politicamente a promoção deste, mas se não andar como ele quer, seu futuro é "negro". Se for conveniente, pode defender ou atacar no momento preciso.

6. O Covarde: Esse tipo jamais se expões a qualquer tipo de risco; Jamais irá permitir uma mudança no seu departamento, salve através do empirismo de outros; Quando há problemas, envia um funcionário para resolvê-lo; Quando não é resolvido dentro de seu departamento, ele remete a outro e até mesmo ao superior; Tende a criticar as decisões tomada pela Alta Direção, alegando que faria de outra maneira se fosse ele; Raramente assinta alguma autorização, e quando faz, é à base de muito questionamento; Evita desafios, não defende suas idéias e quer passar longe de conflitos; Argumentação não é o seu forte.


7. O Militar: Muito parecido com o chefe carrasco, este chefe e absolutamente inflexível; Jamais permite uma inovação no departamento, a menos que seja uma ordem superior; Jamais admite indisciplina de seus funcionários; Seus funcionários nunca podem solicitar de alguém de outro departamento sem o pleno consentimento do chefe; Para ele, qualquer funcionário não graduado com alguma patente são incompetentes; Jamais contesta “instruções superiores”, afinal ordens são para serem cumpridas e não discutidas.


8.  O Inseguro: Não se pode contar com o chefe inseguro para nada. Qualquer pessoa pode decidir por ele, sobre qualquer assunto; Ele está sempre pedindo a opinião dos funcionários sobre suas atitudes; Se alguém o acusa de inseguro, ele não responde imediatamente. Depois de pensar um pouco, diz que talvez seja assim porque quer ser “democrático” e não um ditador; Quando acontece algum problema, pede para algum funcionário resolver, não por covardia, mas porque tem medo de não sanar a questão; De todos os chefes este é o mais fácil de ser conduzido; Se souber, você poderá tirar maior proveito.



9. O Ousado: Aceita qualquer tipo de desafio apenas pelo prazer de superar o mesmo; Está constantemente reclamando da passividade de seus funcionários; Acredita que veio ao mundo para transformá-lo, e portanto deve cumprir a sua “missão” com ou sem a ajuda de outras pessoas; Convencem várias pessoa a participar de seus projetos “inovadores”, levando constantemente seus funcionários ao desespero com os riscos a que expõe; Abomina qualquer manifestação de resistências às suas propostas; Costuma irritar a todos que o cercam por ser arrogante e extremamente egocêntrico; Tende a propagar seu sucesso para provar que vale a pena ser ousado; Se um projeto fracassa, explica que foi por causa da “falta de visão” ou “conservadorismo” de alguém. 

10. O Desmotivado: Não há coisa mais fácil do que irritar esse chefe! Basta manter uma contato com ele, seja por telefone, correspondência, ou pessoalmente, ele sempre ficara irritado; Quando não está reclamando de alguma coisa do trabalho, certamente está relembrando “como é um funcionário perseguido” ou como foi prejudicado “na última promoção”; Lamenta constantemente haver-se dedicado tanto nos últimos anos e agora não ser reconhecido.

11. O Apático: É o mais monótono dos chefes, por isso é muito difícil identificar quando fica irritado com algo, pois nunca reage; Raramente está atento a algum fato no departamento; A impressão que se tem, é de alguém que está em profunda meditação; Quando é interrompido em sua, “concentração”, não manifesta a menor sinal de incômodo, apenas ouve o que a pessoa tem a dizer, transmite as instruções objetivamente e retorna a sua meditação; Se algum problema grave acontece, ele toma ciência da situação e se tiver alguma coisa que ele possa fazer para solucionar o problema ele fará, se não, apenas comunicará que infelizmente o problema não tem solução e dará o caso por encerrado; A mesma reação patética ele terá se o departamento for muito bem sucedido em algum empreendimento e receber elogios da cúpula da empresa.

 

12) O Piadista:
Este chefe está sempre tão “feliz” que é difícil querer irritá-lo; Está sempre fazendo piadas das situações ou imitando alguém do departamento; É muito vaidoso; Reclama como uma criança se não participa de suas “brincadeiras” ; Por estar sempre querendo “alegrar o ambiente”, raramente se ocupa de tarefas complicadas, delegando os seus funcionários para estas atividades;  Gosta de ter total controle da alegria de seus funcionários, por isso não admite concorrentes; Seu humor é capaz de mudar radicalmente se porventura alguém se atrever a fazer piadas ou gozações em seu departamento sem a sua participação; Se por acaso for “vítima” da piada de alguém, irá atormentá-la por seis meses até sentir que a vingança foi devidamente aplicada.

13) O Mulherengo: Extremamente machista, considera todas as mulheres objetos de uso pessoal; Se a mulher for uma funcionária subordinada, além de ser um objeto, dever agradecer diariamente esta honra; Odiado pelos homens do departamento, e também por algumas mulheres , o chefe mulherengo é extremamente preconceituoso, deixando bem claro quais são as funcionárias de sua preferência; Se a funcionária for bonita, ele será muito amável, cortez, atencioso, até ter a certeza de conquistá-la; Quando a “vítima” de suas investidas não dão a mínima atenção, prontamente ele passa a exigir dela muito mais que exigiria de qualquer outro funcionário; A melhor palavra para definir seu comportamento é Assédio Moral, e já é possível nos dias de hoje, ver este tipo de comportamento também na versão feminina , dizem até que as chefas são mais cruéis.


14) O Burro: Jamais admite não ter entendido alguma coisa. Finge ser um "expert” para não passar vexame, contudo está sempre “se entregando”; Ele faz qualquer coisa para ter um trabalho extra; Adora atividades repetitivas, onde possa mostrar suas capacidades; Trabalha para garantir o seu sustento e de sua família; Nunca discute uma instrução; Não aceita mudanças e perde a paciência quando um funcionário defende alguma idéia nova que ele não entenda; Se ofende quando lhe sugerem um curso de atualização.


15. O Onipotente: É o mais completo de todos os chefes. Impõe respeito por sua postura sempre arrogante. Tornou-se “lenda viva” na empresa por diversos serviços realizados de forma espetacular, conquistando a confiança da alta direção; É extremamente competente. Dando ordens precisas, sendo exigente e conseguindo produtividade alta de seus funcionários; Vive debochando de seus funcionários, que o tratam com “deus”; Acredita saber de todos os detalhes sobre todas as coisas, por isso nunca aceita opiniões de subordinados. Sua palavra é e devera ser a última; Muito vaidoso, adora as oportunidades em que pode demonstrar seu “poder”, o que normalmente inclui uma pequena humilhação de algum funcionário; Irritá-lo é muito fácil, contudo é necessário ser extremamente cuidadoso, não deixando vestígios em sua ação, pois quando despertar a “sua ira” não sobrará muito do funcionário que se atreveu a desafiá-lo.
 

REFERENCIAS:

SANTOS, Antônio Alves dos. TIPOS DE CHEFES: Veja qual é o seu. Disponivel em <
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/tipos-de-chefes-veja-qual-e-o-seu/36288/>. Acesso em 28 de junho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário