Na visão administrativa do diretor
Meyers, Nick ansiava por uma promoção. Além de não ser promovido, ele ainda
ganha uma chefe publicitária, a Sra. Darcy McGuire, que entrega a todos os
cooperados uma caixa com produtos femininos e o desafio de levar um projeto
estratégico de marketing para
apresentar referente a tais produtos. Nesse outro momento, segundo o diretor
Meyers, os desafios podem mostrar a capacidade que cada um dentro de si tem em
desenvolver talentos ou não, e isso pode levar o publicitário a ver de perto o
sentimento do consumidor, que foi o caso de Nick que decide experimentar na
própria pele o que as mulheres passam, para pensar de maneira feminina, usando
ele mesmo os produtos ofertados na caixa que lhe foi passada.
Segundo Meyers, os conceitos de
criatividade não estavam basicamente em Nick, mas sim em tudo aquilo em que ele
se envolvia, principalmente com sua chefa, criadora de idéias fantásticas, no
qual ele aproveita de seu dom temporário para roubar essas idéias e usar em seu
próprio benefício. Esse outro momento o diretor Meyers explicita que qualquer
jogo sujo é válido para garantir seu lugar ao sol e se mostrar vencedor aos
olhos alheios, mas também demonstra a incapacidade do “golpista” em desenvolver
dentro de si a criatividade e a reciclagem de informações.
Meyers dirige uma cena em que Nick
encontra a Sra. McGuire varando a noite no escritório trabalhando num projeto
de criação que deveria apresentar numa reunião logo no primeiro horário. É aqui
que Meyers acusa o perfil do homem criativo, desmistificando o mito de que a
vida de publicitário é só festa e mostrando a realidade dos profissionais de
publicidade, que muitas vezes passam noites acordados na tentativa de criar
algo que agrade o público.
O diretor dá uma virada no filme
quando Nick começa a ouvir sua própria voz e descobre-se apaixonado pela chefa
no qual ele tanto quis sabotar, e conseguiu. Na vida, a paixão quando entra, no
mostra caminho de decisões difíceis e uma balança para pesar as prioridades em
nossas vidas. Por vezes, o coração fala mais alto que a razão, e nesse momento
conseguimos enxergar o quanto pisoteamos naquelas pessoas à nossa volta que têm
algo de bom a nos oferecer e que são boas por dentro. Meyer quis mostrar que o marketing também é ligado ao Ego, por
causa do marketing pessoal, e Nick
precisava recuperar, reafirmar, realçar e ampliar sua marca pessoal, podendo
lhe custar o caráter comprometido, porém, para nós, telespectadores. Afinal, quem
não gostaria de ter um dom como esse? Quem
contaria sobre o dom de ouvir pensamentos? E quem acreditaria?
Há outro ponto que o diretor Meyers
descreve é o fato de Nick ser extremamente machista, que, ao conhecer o mundo
íntimo através dos pensamentos das mulheres, ele é influenciado a mudar seu
estilo de vida. Meyer cita as metáforas do “homem-pavão” na idéia de que eles
estão se saindo muito bem enquanto conquistam as mulheres, como também cita as
ironias de que elas fingem que estão sendo “visgadas” facilmente. Por detrás de
todo o sorriso e silêncio, há críticas e queixas das mulheres relacionadas a
esse tipo de homem, e que muitas delas são seduzidas e enganadas porque querem.
Todo o filme oferece feitios atrelados
ao marketing. Nancy Meyers criou o
seu enredo baseado em como atrair o público feminino, o maior do mercado, na busca
pelas melhores estratégias de garantia da permanência econômica da empresa e a
conquista de clientes fiéis aos produtos que comercializavam. Essa fascinação
ao público feminino se encaixa ao que chamamos de segmentação, em que os
produtos/serviços são direcionados a um grupo específico de consumidor.
Além do enredo, o diretor Nancy Meyers
manteve um merchandising constante e
de forma indireta, como por exemplo, personagens utilizando um produto, ou uma
fachada exibindo alguma marca, ou até o escritório todo ornamentado pela empresa
Haworth, no intuito de influenciar os consumidores que estão assistindo ao
filme.
Meyers trata da publicidade de forma
comediante, abordando o quanto é importante pesquisar e conhecer o público
alvo, para satisfazê-lo com determinado produto ou serviço.
Além de se tratar quase totalmente do
tema publicidade, o diretor Meyers também deixa brechas sobre a exploração em
dinâmicas de grupo e como provar ao contrário sobre a não-valorização da
inteligência e da competência dos iniciantes.
Esse filme pode ser uma análise
importante para os publicitários, estudantes de Administração, tanto no mundo
acadêmico quanto nas áreas de pesquisa social, podendo ajudar na reflexão dos
nossos comportamentos e do comportamento de mercado.
Além de interessante, esse filme serve
para avaliarmos o mundo metafórico, irônico e empreendedor, e nos desperta a
curiosidade de saber como tudo funciona, como todos pensam, quando as idéias
estão aflorando, ou ao menos estamos tentando desabrochá-las. Para isso devemos
pesquisar outras fontes, com olhos mais clínicos, voltados para a ciência do marketing em sua amplitude e
magnetismo.
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