terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NA ADMINISTRAÇÃO

Como Um Conceito Mudou A Nova Era

  

Trabalho apresentado ao Curso de Administração  da UNEF – Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana, para a disciplina de Informática.



Prof. Moisés Leite Santos


Feira de Santana - BA

2010.2

SUMÁRIO


1     A HISTÓRIA DOS COMPUTADORES
2     A EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES
3     CONCEITOS BÁSICOS DA TECONLOGIA DA INFORMAÇÃO
4     A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA
5     REFERÊNCIAS


1     A HISTÓRIA DOS COMPUTADORES


A importância de saber a história da tecnologia, da informação digital e dos computadores deve ser atribuída inevitavelmente a todos, por sua invasão na vida de quem trabalha, estuda, busca lazer, conhecimento de alguma coisa, resgate de alguma notícia, aproximação com pessoas do outro lado do mundo, etc. Hoje é uma arma poderosa para quem deseja acompanhar a evolução da comunicação, da eficiência, da mordomia; para quem deseja “penetrar” no mercado de trabalho; para quem deseja atualizar-se nas informações do cotidiano e do mundo.

Antes, era quase impossível ter um computador em casa, por causa do tamanho grande, do custo, da forma complexa de operar e dos motivos vagos para seu uso. Hoje em dia, o computador está acessível a todos, e podemos encontrar até mesmo em tribos indígenas.

A primeira máquina com capacidade de somar, subtrair, multiplicar e dividir foi construída por Ediin em 1895, e foi perdida durante a Guerra dos Trinta Anos. Anos mais tarde, o físico e matemático Blaise Pascal (1623-1662) reconstruiu uma outra, atribuindo a ele o título de Criador da Primeira Máquina Calculadora.

Com o intuito de ajudar seu pai a computar os impostos em Rouen, França, o projeto de Pascal foi bastante aprimorado pelo matemático alemão Gottfriend Wilhelm Leibniz (1646-1726), que acreditava que no futuro todo o raciocínio pudesse ser substituído pelo girar de uma simples alavanca.

Essas calculadoras ainda precisavam ser desenvolvidas cada vez mais, para serem considerados computadores, porque não eram programáveis, o que inspirou Charles Babbage (1792-1871), matemático de Cambridge, a desenvolver uma máquina de “tecer números”, cuja forma de calcular pudesse ser controlada por cartões. Na tentativa de desenvolver uma máquina mais complexa, Babbage criou o Calculador Analítico, semelhante ao computador atual, com capacidade de somar com precisão cinqüenta dígitos.

Junto com Babbage, trabalhou a jovem Ada Augusta, conhecida como Ada Lovelace, a primeira programadora da história, projetando programas para uma máquina que não vingou a criação por falta de verbas. Ambos estavam tão avançados para a época, que até 1940 nada se inventou parecido com seu computador analítico.

Baseada na separações de cartões perfurados, o americano Herman Hollerith (1860-1929) avançou a tecnologia de Babbage, que inventou uma máquina capaz de processar dados, mais tarde usando o auxílio da eletricidade para seu progresso. A empresa fundada por Hollerith é hoje conhecida como IBM (International Business Machines).

Foi então que o primeiro computador eletro-mecânico foi construído por Konrad Zuze (1910-1995), em 1936, a partir de relês que executavam os cálculos e dados lidos em fitas perfuradas, o Z1.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Marinha Americana, associada a Universidade de Harvard, desenvolveu o Harvard Mark I, que ocupava 120m² aproximadamente, conseguindo multiplicar dois números de dez dígitos em três segundos. Em segredo, ao mesmo tempo o Exército Americando desenvolvia um projeto de computador a válvulas, o Eletronic Numeric Integrator And Calculator (ENIAC), capaz de fazer quinhentas multiplicações por segundo, que foi revelado ao mundo após a guerra.

John Von Neumann propôs a idéia de transformar os calculadores eletrônicos em “cérebros eletrônicos”, modelando a arquitetura do computador segundo o sistema nervoso central. Para isso, haveria três características:


1.    Codificar as instruções de forma possível de ser armazenada na memória do computador, sugerindo o uso dos números 1 e 0 (um e zero);

2.    Armazenar as instruções e as informações necessárias a execução da tarefa na memória;

3.    Buscar as instruções diretamente da memória quando fosse processar o programa, ao invés de lerem um novo cartão perfurado a cada passo.

  

                            As principais vantagens do programa armazenado eram: rapidez, versatilidade e automodificação. Graças a esse avanço de armazenamento de dados e programa na memória, o computador programável que conhecemos hoje é chamado de Arquitetura de Von Neumann.

                            A partir disso notamos a necessidade do homem em buscar novos horizontes, nova forma de economizar espaço, custo, aumentar benefícios e produtividade, de transformar um simples objeto ou máquina em um aliado, em uma parceria válida. Notamos claramente como um conceito mudou a nova era.



2     A EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES


Em 1947, a invenção dos transistores substituiu progressivamente as válvulas, que tinham dimensões gigantescas, aumentando a velocidade das máquinas. A partir de 1975, podemos dizer que os computadores entraram na sua quarta geração, que estão até os dias de hoje, e se caracterizam por circuitos integrados em longa escala, produzidos pela Intel. Segue abaixo um resumo da evolução de acordo com o ano:



1975

                        Em Fevereiro, Bill Gates e Paul Allen desenvolvem a versão mais aperfeiçoada da linguagem Basic (criada em 1963, no Darthmouth College) para microcomputadores, o Visual Basic. As linguagens anteriores eram adequadas somente aos grandes e médios computadores. Mais tarde, a dupla funda a Microsoft, que se torna a maior e a mais importante companhia de software do mundo. Neste mesmo ando a Intel lança o microprocessador Intel 8080.



1976

                        Steve Wozniak e Steve Jobs terminam o projeto do micro Apple I, o primeiro microcomputador feito para ser vendido em grande escala, e fundam a Apple Computer Company.



1977

                        Foi anunciado o Commodore PET (Personal Eletronic Transactor), um dos primeiros computadores pessoais lançado. A Apple II, para não ficar para traz, lança computadores com circuito impresso em sua placa-mãe, fonte de alimentação, teclado e cartuchos para jogos. Mas a maior vendagem foi o Tandy Radio Shack’s (TRS-80), com 10 mil unidades. O Telejogo surge pela Philco. Iniciou-se a era áurea dos videogames com o lançamento do Atari 2600, que causou uma verdadeira revolução no até então misterioso e desconhecido mundo do entretenimento digital.



1979

                        A Motorola lança o microprocessador 68000, mais veloz que os concorrentes.



1981

                        Em 1981, a IBM lança o seu PC (Personal Computer), o PC-5150, que se torna um sucesso comercial. Tinha 64Kbytes de momória e velocidade de 4,77 Mhz. O sistema operacional usado é o MS-DOS, desenvolvido pela empresa de softwares Microsoft. Na época, Bill Gates, o dono da Microsoft, convence a IBM e as demais companhias a adotarem o sistema operacional de sua empresa. Isso permite que um mesmo programa funcione em micros de diversos fabricantes.



1983

                        A Compac lança seu primeiro PC com software da IBM. A Microsoft anuncia o Windows e o Word.



1984

                        A Apple lança o Macintosh, o primeiro computador com interface gráfica e mouse, favorecendo o crescimento e utilização do disquete de 3¹/2. Ao me



1989

                        A Intel e a Motorola lançam novos processadores com mais de um milhão de transistores. Chega ao mercado o vídeo-game de 8 bits lançado pela SEGA, o Master System.



1993

                        O Pentium, da Intel, é lançado, com 3,1 milhões de transistores, memória de 4 Gigabytes e velocidade de 66 megahertz. Já o PC 486 da IBM incorpora o Windows 3.1 lançado no ano anterior.



1995

                        A Microsoft anuncia o novo Windows 95. A linguagem Java é descoberta. A AMD supera os concorrentes e disputa com a Intel, propondo melhoras e rapidez de resposta na interface gráfica.



1999

                        O Linux é lançado, pelo finlandês Linus Torevald, para concorrer gratuitamente com a Microsoft Windows.



2001

                        A Intel apresenta o novo Pentium 4, com 3.0Ghz. Seu concorrente, a AMD, lança o AMD Athlon. Ao mesmo tempo, o Linux Kernel também é anunciado. No mesmo ano a Microsoft Corporation divulga seu primeiro console de vídeo-games, o Xbox, para competir com o Sony Playstation e o Nitendo GameCube.


2006

                        É lançado a Intel Core 2 Duo e o AMD 64, composto por dois processadores num único chip de silício, com capacidade de rodar os programas com 64 bits. Em sociedade com a AMD, a ATI Randeon e a EVGA, a Microsoft Corporation anuncia o novo Xbox 360, console de vídeo-game de última geração, derivado de um processamento paralelo sincronizado com memória partilhada, ou seja, permite partilhar um programa em várias tarefas individuais e executá-las ao mesmo tempo em processadores separados, otimizando o desempeno do aplicativo, como no lançamento dos novos computadores de duplo processadores.  Em parceria com Intel e a nVidea, um ano mais tarde a Sony lança o Playstation 3, com mesma tecnologia para concorrer com a Microsoft.


3     CONCEITOS BÁSICOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO


A palavra “Informática” vem de INFORMAÇÃO AUTOMÁTICA, que significa, portanto, tratamento da informação por meios automáticos, nomeadamente de computador.

                                   A Sigla TI significa Teconologia e Informação, respectivamente trata-se da palavra “tecnologia” o conhecimento que se tem das técnicas, dos meios, instrumentos, processos e métodos para resolver problemas; e a palavra “informação” é tudo o que aprendemos a organizar e a gerir no computador.

                                   Os computadores foram aperfeiçoados no decorrer do tempo, com uma velocidade incrivelmente rápida, melhorando a capacidade de suas funcionalidades, com sistemas avançados de inteligência artificial, nomeadamente comunicação verbal. Daí a necessidade de fazer com que uma simples máquina pudesse passar informações a partir de dados.



  1. Dados são designações de entidades, letras, números, etc.

Ex: Nome: Antônio; Cor dos olhos: castanhos; Altura: 1,80m; etc.



  1. Informação é um conjunto de dados com determinado significado.

Ex: Antônio é um rapaz de olhos castanhos e que mede 1,80m de altura.



                                   A informação é transportável, armazenável na memória humana, em livros, em HDs de computadores, em pen-drives, pode ser traduzível ou convertida noutra linguagem para ser entendida pelo receptor e pode ser reciclável ou usada para criar nova informação.

                                   A Informação Digital é aquela que se encontra sob forma de dígitos (Zero e Uns) e que é processada, em particular, nos computadores, cujo armazenamento encontra-se nas memórias dos mesmos sob forma de bits e bytes.

                                   Um byte é um conjunto de 8 bits. Cada caractere (letra ou símbolo do teclado) ocupa 1 byte quando é guardado na memória.

                                  


ÁREA DE APLICAÇÃO DO TI:


SIGNIFICADOS E APLICAÇÕES

  1. Comunicação:

a.    Telecomunicação: consiste na comunicação à distância.

Ex: Televisão, videos, linhas telefônicas, satélites, etc.

b.    Telemática: Soma de Telecomunicações + Automáticas, caracteriza-se pela conjunção de meios informáticos com os meios de comunicação à distância.

Ex: Videoconferência



  1. Controle e Automação:

a.     Robótica: é a ciência que faz projeção e construção de robôs, nos quais intervêm meios e processos informáticos.

Ex: Aplicação em linha de montagem de automóveis

b.     CAD-CAM: (Computer Aid Design / Computer Aided Manufacturing) consiste no sistema de fábrica controlado por computador.

Ex: Aplicação em desenho e fábricas de peças.



  1. Computador:

É um sistema informativo constituído pelos Hardware e Software.



  1. Hardware: é a parte física do computador, isto é, todo o equipamento informático.

Ex: processador, dispositivos de entrada e de saída, memórias, etc.



  1. Software: é a parte lógica dos programas e comandos do computador. É o software que permite o funcionamento do hardware.

Ex.: Windows, jogos, MSN, AutoCAD, RM, Corel Drawn, anti-vírus, etc.



HARDWARES PRINCIPAIS



  1. CPU – (Central Prossessing Unit) é a Unidade Central de Processamento, o “cérebro” do computador, responsável por controlar e realizar todas as tarefas exigidas pelos utilizadores. Quanto maior a freqüência e a velocidade da memória cache, melhor o desempenho.



  1. MEMÓRIA – é um suporte com capacidade de armazenar qualquer tipo de informação, como dados e programas. Existem dois tipos: as primárias e as secundárias.



a.    Primárias



ROM (Read Only Memory) é um tipo de dispositivo que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem mais ser alteradas ou apagadas, somente acessadas.



RAM (Random Access Memory) é o que conhecemos como “Penti de Memória”. Elas ajudam ao processador gerar a informação com rapidez e eficiência. Dependendo de sua freqüência em Megahertz, quanto maior ela pode influenciar ao processador abrir programas e gerar informações através de dados cada vez mais rápido. Dependendo da placa mãe, elas podem ser subdivididas em formatos (PC, DDR, DDR2 e DDR3), freqüências (100, 133, 400, 800 ou 1200Mhz) e Capacidade de armazenamento (64Mb, 512Mb, 1Gb, 2Gb, etc.)



CACHE é um dispositivo de acesso rápido, interno a um sistema, que serve de intermediário entre um operador de um processo e o dispositivo de armazenamento ao qual esse operador acede, o qual evita o acesso ao dispositivo de armazenamento, agilizando seu desempenho, sem precisar passar por aquele dado já acessado anteriormente, deixando guardado a ultima trilha para ser re-utilizado. A memória cachê já vem acoplado nas novas CPU, HD e Memória RAM.



b.    Secundárias

É a parte do suporte e armazenamento que serve para guardar os trabalhos de forma permanente. Ela é um hardware removível, porém na maioria dos computadores são encontradas fixas na parte interna do gabinete, porque seu uso é um dos fatores principais para a execução de softwares e dispositivos de entrada e saída, é o que chamamos de HD (Hard Disk). Lá ficam armazenadas as pastas, os arquivos, os programas instalados e não instalados, ou seja, tudo que podemos utilizar mais tarde e visualizar em um dispositivo de saída.

Algumas marcas: HP, Samsung, Seagate, Philips, Westem Digital, Maxtor, etc.

Foram criadas também as memórias de armazenamento portáteis, como pequenos HDs externos, pen-drivers e cartões de leitura que chegam a ser do tamanho de uma unha.



  1. PLACA MÃE – (Motherboard) é a base onde se encontram circuitos eletrônicos impressos e as memórias ROM e onde são instalados todos os componentes internos do computador: processador, memória RAM, HD, placa de vídeo, placa de som, placa de rede, unidade de CD/DVD-ROM, unidade de disquete, placa de captura de vídeo, placa de fax-modem, coolers, etc. É a placa-mãe que serve como intermédio de comunicação entre todos os hardwares.





  1. PERIFÉRICOS

                                   São dispositivos que permitem a comunicação entre o computador e o operador.



                                   Existem três tipos:



  1. Entrada (input): Teclado, mouse, scanner, etc.
  2. Saida (output): Caixas de som, monitor, impressora, etc.
  3. Entrada e Saída (input/output): Placas de som, placas de vídeo, etc.





  1. A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA



O desenvolvimento da informática exerce um grande impacto no modo de produção da sociedade. O computador torna-se uma importante ferramenta de trabalho, contribuindo para o aumento da produtividade, redução de custos e melhoria da qualidade dos produtos. Vários setores da economia já estão informatizados, entre os quais a indústria, a pesquisa científica, a educação, o sistema financeiro, as comunicações, a administração e a astronáutica.



Nas fábricas, os robôs substituem gradativamente a mão de obra humana em trabalhos que envolvem risco em atividades mecânicas, como às linhas de produção e montagem. Essa automação progressiva é a causa da eliminação de vários postos de trabalho como caixas de banco, telefonistas e datilógrafos, tendência que é conhecida por desemprego estrutural. Por outro lado, a informática também cria novas categorias de profissionais, cuja principal característica é o domínio das tecnologias da atualidade. Na área das comunicações, a inovação é a interligação dos computadores de todo o mundo numa grande rede, a Internet. Na Administração, ela auxilia nas contas, nos arquivos de dados e informações dos funcionários, do cotidiano, da emissão de boletos, no preenchimento de cheques, na comunicação on-line com os bancos, nos cadastros de produtos e controle de entrada e saída de funcionários, materiais e despesas, etc.

4     REFERÊNCIAS






   

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