terça-feira, 30 de julho de 2013

GESTÃO SOCIAL E AMBIENTAL: 5º DIA DA EMPREGABILIDADE



DIA DA EMPREGABILIDADE
Relatório do Projeto Social para alunos do Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand



Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana
Feira de Santana – BA, 2012
EBER CALAZANS


Trabalho apresentado na disciplina Gestão Social e Ambiental, do curso para formação em Administração de Empresas, do 7º semestre, orientado pelo Professor Leonardo Firmo.
  


INTRODUÇÃO


               Empregabilidade denota o conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos que faz um profissional importante não apenas para sua organização, mas para toda e qualquer empresa; são características que transcendem à organização, pois atendem às necessidades do mercado de profissionais como um todo.
               O profissional que tem competências e habilidades diversas é capaz de atuar em qualquer ambiente organizacional, proporcionando mudança e visão renovada.
Diante do mundo recente e globalizado, o mercado de trabalho determina firmes mudanças e atualização dos profissionais, por isso todos os profissionais devem preparar-se para exercer novas funções, caso contrário o profissional será considerado ultrapassado e sem valor para o mercado de trabalho.
                O objetivo da realização do evento Dia da Empregabilidade realizada pelas turmas do 6º e 7º semestres de 2013 da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF) é elucidar a importância de preparar-se para o mercado de trabalho, fomentando a motivação de modo que os alunos desenvolvam seus talentos, se conscientizem de suas capacidades profissionais e invistam nelas.
Sabemos que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, filtrando os candidatos em processos seletivos com vigor, e a melhor forma de reduzir os obstáculos é aumentando o nível de empregabilidade desses candidatos.
                O Dia da Empregabilidade é um projeto social fundada pelo Mestre Leonardo Firmo, através da disciplina acadêmica Gestão Social e Ambiental, do curso de Administração, no ano de 2010, com o apoio da UNEF, propondo sua realização em instituições de ensinos públicos, sem objetivo de lucro, mas contendo avaliação dos envolvidos para o currículo extra-disciplinar e a experiência de levar conhecimentos atualizados à sociedade jovem de Feira de Santana e demais cidades do estado da Bahia.
                Esse trabalho contém o relatório do Dia da Empregabilidade realizado no Centro Integrado de Educação Assis Cheautebriand, no dia 15 de junho de 2013, sob orientação dos Professores Sr. Leonardo Firmo e Sra. Roberta Santana.

HISTÓRICO

            O primeiro passo para o desenvolvimento do projeto deu início em 06 de maio de 2013, fragmentando os discentes em equipes, compondo:
a)     Equipe de Administração
b)    Equipe de Apoio
c)     Equipe de Marketing
d)    Equipe de Palestras e Oficinas
e)     Equipe de Contatos

            A partir do dia 13 de maio, os temas foram distribuidos entre as equipes de Palestras e Oficinas, tendo como Proposta de Trabalho:
a)     Como Desenvolver sua Empregabilidade no Século XXI: do Currículo à Contratação;
b)    A Influência das Redes Sociais
c)     Como se Comportar numa Entrevista de Emprego
d)    Comportamento no Mercado de Trabalho
e)     Comunicação em Público, Marketing Pessoal e Polidez

            A partir do dia 20 de maio, as Equipes de Administração e Apoio receberam das Equipes de Marketing e Palestras e Oficinas a lista de materiais necessários para o desenvolvimento das atividades e divulgação, e a partir disso entramos em contato com diversas empresas solicitando patrocínios e brindes, sendo:
a)     RECURSOS MATERIAIS: Arquivo, lápis, corretor de borracha, caixas de som, microfones, suportes para microfones, camisas personalisadas, canetas esferográficas de cor azul, cartolinas, classificadores médios, cola líquida de cor branca, Data-show, fichários, apontador, máquina fotográfica digital, papel metro de cor branca, resmas de papel ofícil A4, pranchetas, tesouras pequenas, copos plásticos descartáveis, garrafas de água mineral 600ml, etc.

b)    RECURSOS DE DIVULGAÇÃO: cartazes A3 de divulgação, panfletos, rádio FM (Transamérica), rádio AM (Sociedade), Outdoors (Fraga Maya), Outdoors de LED (Centro da Cidade), Banners (plotagem para carro), Imagens digitais (Facebook, Blogs, Comunidades digitais, etc.).

c)     RECURSOS DE LIMPEZA – Papel higiênico e papel toalha

GESTÃO SOCIAL

            O Dia da Empregabilidade, realizado no dia 15 de junho de 2013, é um projeto que já está no 5º evento que acontece precisamente de seis em seis meses, em comunidades carentes e escolas públicas. Em 2012 o evento aconteceu na cidade de Irará, numa associação de moradores local, e superou as expectativas quanto ao número de pessoas que precisava antingir.
            Sendo desta vez realizado no Centro Integrado de Educação Assis Chateubriand, no bairro Sobradinho, o evento contou com convidados especiais, apoio e patrocínio de mais de 20 empresas, além destas colaborarem com brindes para serem sorteados no dia. A idéia do evento é de dar aos jovens que estão concluindo o 3º ano do 2º grau subsídios teóricos de como escolher uma carreira, criar metas e se preparar para o mercado de trabalho, desde a conscientização do que significa a Empregabilidade, passando pelo conhecimento de como editar um currículo até a forma de se vestir de acordo com o emprego.
            Esse projeto serve de alerta para uma problemática social que é o desemprego, que contrasta com as ofertas de mercado de trabalho com a falta de preparo dos jovens nos dias de hoje. Mesmo com tantas tecnologias, ainda existem tabus que deverão ser quebrados para não cair no clinchê dos antigos conceitos sobre entrevista de emprego e que o mercado precisa de candidados somente com a disposição de trabalhar, independente de suas formações e conhecimentos.
            As empresas que participaram no apoio e patrocionio, também contribuiram com uma fatia do crescimento científico dos acadêmicos em Administração e do desenvolvimento educacional dos alunos do Colégio Assis. Para os futuros Administradores, é válido o contato com os jovens que estão ávidos em se preparar para o futuro, saber como se comportam e como pensam, e comparar com a nossa situação no passado.

GESTÃO DA QUALIDADE

            Baseado nas aulas da Professora Roberta Santana, os detalhes que envolvem desde a organização quanto ao conteúdo passado aos inscritos são fatores importantes para garantir o sucesso do projeto, mesmo enfrentando as ameaças do ambiente externo, como foi o caso da data ter coincidido com o dia do jogo de futebol da Seleção Brasileira.
            Levar o conhecimento superficial não seria suficiente para desfazer todas as dúvidas, e sim, levar o conhecimento profundo, com convidados específicos para sobrepujar qualquer dúvida a respeito de determinado assunto abordado.
            Foram cumpridos os horários e a conclusão dos conteúdos, superando as metas e as expectativas do palestrantes e dos inscritos, tendo o envolvimento de toda a equipe do 6º e 7º semestres, e ainda contamos com o apoio da turma do 8º semestre, que foi exemplo de motivação e liderança.
            Os brindes continham caixas personalizadas, de materiais de primeira linha, cedidos pelas empresas patrocinadoras, que eram desde a camisas de grife à eletrodomésticos. Os inscritos vibraram com suas premiações e atingimos a meta de fazer com que cada um voltasse para casa levando alguma lembrança do evento.
            A paletra da “Empregabilidade”, “Elaboração de Curriculo” e o “Diferencial no Mercado de Trabalho” contaram com as complementações de mais duas pequenas palestras, abordando sobre “O Que Vestir Para Entrevista de Emprego” com uma profissional na área de Moda e “Quais Dúvidas Mais Frequentes Sobre Entrevista de Emprego” com uma profissional na área de Psicologia e Recursos Humanos. A idéia foi para que os inscritos pudessem extrair as respostas diretamente da fonte de profissionais com vivência e que pudessem explorar bastante sobre os assuntos.
            O Evento premiou os inscritos com certificado de quatro horas de carga horária para conter em seus curriculos esse comprovante.

ÉTICA E CIDADANIA

            O evento levou ao público jovem a ciência e o impirismo da prática da cidadania, utilizando nas palestras o auxílio visual para compor os conceitos e exemplos de Empregabilidade e Ética no mercado de trabalho.     
            Na palestra “Como Desenvolver Sua Empregabilidade no Século XXI: do Curriculo à Contratação”, os temas seguiram um percuso que vai desde o conceito sobre Empregabilidade ao comportamento de mercado com os candidatos na atualidade.
            Os palestrantes:
1.     Eber Calazans: Graduando em Administração de Empresas; Professor de cursos técnicos de Desenho, Música e Esportes; Trabalhou no ramo de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica por oito anos; Trabalhou no ramo de Vendas por três anos e atualmente trabalha no ramo de saúde; Abordou o conceito do tema principal do evento, os Pilares da Empregabilidade, o que é o Mercado de Trabalho, os dados estatísticos, as diretrizes de como procurar um emprego, como compor o próprio Perfil Profissional, projetar o Plano de Carreira e onde procurar o Primeiro Emprego.

2.     Civoneide Ribeiro: Formando em Administração de Empresas; trabalha no ramo administrativo; Abordou o conceito de Curriculo Profissional, para que serve, quando e onde usar, como compor, quais erros mais cometidos e quais pontos positivos deverão ser enfatizados.

            Para complementar os temas, houveram dois convidados que elucidaram o significado da Ética:
1.            Glenda Lemos: Graduada em Comunicação e Moda pela FTC de Salvador; Professora dos cursos de Estilismo e Moda no ASCETEB de Feira de Santana, produtora de vários vídeo-clipes de propagandas exibidos em horários comerciais na TV Subaé e TV Bahia, produtora de figurino de eventos de moda, fotografias e estúdios de produções; Abordou o tema “Como Se Vestir Em Entrevista De Emprego”, conceituando Moda e Estilo, diferenciando uma da outra, enfatizando a adaptação de acordo com a empresa e o que o mercado espera na hora da seleção de pessoas, explicando o uso de acessórios masculinos e femininos, e quais opções que podemos encontrar dentro de nosso próprio guarda-roupas, além de citar os clinchês e as garfes mais praticadas.

2.     Francileide Costa: Graduada em Psicologia e especializada em Gestão de Pessoas e Saúde Corporativa; Trabalha há oito anos na área de Recursos Humanos e Saúde; Responsável por implantação e re-organização de processos da área de Recursos Humanos em indústrias de grande e médio porte, unidade de saúde pública e privada; Abordou sobre o comportamento nas entrevistas de emprego e a apresentação nas dinâmicas de grupo, a importância de manter uma boa comunicação e quais dosagens de acordo com o cargo anunciado, além da preparação física, psicológica e intelectual para encarar o entrevistador e derrubar a concorrência.

            Durante as palestras, foram exibidos trechos de dois filmes que se encaixaram perfeitamente aos assuntos no decorrer das palestras:
1.     As Aventuras de Dick & Jane: (Tema original: “Fun With Dick And Jane”) o trecho retratava o momento de concorrência desesperadora de candidatos que há meses esperavam por uma vaga e de repente um grupo de candidatos se encontram no estacionamento do local da entrevista, caindo em si de que, se não corresse (literalmente), poderia ficar para trás. Esse ato desesperador compeliram a eles criarem obstaculos entre si, agindo com desonestidade, na tentativa de impedir que os outros chegassem até o local da entrevista, para exonerar qualquer possibilidade de concorrência. Porém, chegando no andar do prédio em que acontecia a seleção de pessoas, Dick deparou-se com uma fila quilométrica de pessoas se candidatando à mesma vaga.

2.     De Porta Em Porta: (Tema original: “Door To Door”) os trechos exibidos tratavam de uma história real, do vendedor Bill Porter, um homem adulto e deficiente físico, que decidiu ir à luta por um emprego. Motivado por sua mãe, ele aprendeu com ela que para se conseguir o que quer só precisava seguir dois princípios: Paciência e Persistência. O filme, além de comovente, é uma lição de coragem e determinação que devemos encontrar dentro de cada um de nós. Bill Porter passou por preconceitos crueis e enfrentou a descrença do Diretor de uma empresa de produtos de limpesa no ramo de vendas, além de lidar com as queixas de clientes porque sua deficiencia ao falar assustava as crianças. Acreditando nos princípios ensinados pela sua mãe, ele acreditou que iria superar esses obstáculos e muito tempo depois ele foi premiado como um dos melhores vendedores da história da empresa.

            Os trechos dos filmes mostram exemplo de conseqüências quando não se exerce a cidadania e quais benefícios quando se pode exercê-la. Essa consciência e a prática da cidadania, atrelada à ética, transforma para melhor o indivíduo e gera a confiança social. A idéia de exibir os trechos desses filmes foi para tocar no emocional dos participantes, e que eles pudessem sair dali com a esperança de que tudo pode dar certo sem a necessidade de usar da desonestidade para se conseguir o que quer.


RELATÓRIO RESUMIDO

Evento: DIA DA EMPREGABILIDADE
Tema: Direção Certa Para Sua Empregabilidade
Data de Realização: 15 de junho de 2013
Equipe Organizadora: Graduandos do 6º e 7º Semestres
Equipe de Apoio: Formandos do 8º Semestre
Orientadores: Professores Leonardo Firmo e Roberta Santana
Avaliadores: Professores Gilsimar Cerqueira e Suzane Queiroz

Realização: Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana
Coordenadora do Curso Acadêmico: Cidineide Ribeiro

Local do Evento: Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand
Cidade: Feira de Santana
Diretoria: Professoras Sandra Kely (Diretora) e Leyla (Vice-Diretora)

Empresas de Apoio:
CEAPE – Centro de Apoio aos Empreendedores
ASI Junior – Administração Inteligente Empresa Junior
CIEE – Centro de Integração Empresa e Escola

Empresas Patrocinadoras:
Opera Idiomas, Savana Liceu de Moda, Joaninha Produções, CEAPE Micro Crédito, Bluzas.com e Jeans.com, Previna Segurança Eletrônica, Análise Laboratórios, Avanço Distribuidora, VB Veículos, Oi Telemar Norte Nordeste, Clínica Nuddo, Speed Informática, CI Planta, SET Serviços Tecnicos, Net Mix, Casa do Hospital, MEDCORP Produtos Hospitalares, Marquemed Produtos Hospitalares, Gamaliel Livraria Evangélica, RE9, Amsterdam Hair Profissional, Caçados Beira Rio S.A., La Casa Española, Bezerra Brindes Bolsas e Fardamentos, Perfil Virtual tecnologia e Design, DNS Publicidade, Ayumi Pimenta, Ki Frango, P&G Caçados Delivery, AM.Alimentos, Caprichosa Presentes e Variedades, Grupo 4 Irmãos, Equipe Focco, Líder Fleming Souza.

Início: 13:00h
Término das Palestras: 16:00h
Entrega de Brindes: 16:00h às 17:30h

CONCLUSÃO

            Uma tarde de palestras avulsas sobre Empregabilidade e Marketing não irá resolver a problemática social que estamos vivendo, mas já ajuda a conscientizar os jovens de que há uma mudança e o mundo tenta acompanhá-la. Ficou notória a satisfação dos alunos, professores, da equipe de apoio, da equipe administradora, dos convidados e até mesmo dos funcionários da escola, a alegria e a emoção contidas em suas faces, no interesse dos inscritos, que dispensaram o jogo da Seleção Brasileira para estar agregando valores ao conhecimento. Para nós, que palestramos, foi um presente de valor inestimável e uma experiência que não tem como descrever, mas tem como refletir no amanhã como futuros Administradores, cidadãos e patrocinadores de outros eventos como esse, na certeza de que construiremos, aos poucos, um país muito melhor.

 REFERÊNCIAS:

HISLDORF, Carlos. O que é Empregabilidade?. Disponível em <http://www.afrape.org.br/img/noticia/16/O%20que%20%C3%A9%20empregabilidade.pdf>. Acesso: 13 julho 2013.


___________________. O que é Empregabilidade?. Kombo Candidato. Disponivel em <http://blog.kombo.com.br/candidato/2009/01/28/o-que-e-empregabilidade/>. Acesso: 13 junho 2013.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário