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O QUE PRECISAMOS SABER...
Introdução
Os computadores passaram a ser cada vez mais
importante para a vida das pessoas, é um canal com o resto do mundo. É quase
impossível imaginar alguém, nos tempos modernos, que não o necessite. As empresas
da Era da Informação já se preocupam com essas mudanças e começam a se adaptar
as novas modalidades.
O que está acontecendo é uma revolução. Os jovens
de hoje estarão criando novas formas de viver. Criaram uma comunidade
diferente. A grande questão é: será que todos terão condições de acompanhar
essas mudanças? Infelizmente não, porque ela será uma barreira para aqueles que
não têm recursos. As empresas também são afetadas,
porque os administradores que não entenderem as mudanças não perceberão que a
era da informação pode mudar as empresas.
A globalização está impondo mudanças no trabalho e
nas organizações, que estão sendo colocadas em prática sem ter um tempo preciso
para avaliações dos resultados. Um exemplo disso são os grupos virtuais,
mudando os conceitos que tínhamos sobre as realizações dos grupos dentro das
organizações. Os grupos virtuais possuem a mesmas características dos grupos
tradicionais, a diferença está na forma de se relacionar entre si, como
trabalham em cima do objetivo. Trabalham além das paredes das empresas através
da tecnologia da informação. Portanto, não é mais necessário estar no mesmo
ambiente com outras pessoas para discutir o mesmo assunto.
A era da informação leva-nos a vários processos
como a necessidade de sempre inovar e criar condições mais práticas de
trabalho. A compreensão da importância de cada participante, de trabalhar em
grupo e da independência que cada um terá em seu trabalho. Ser digital é usar a
tecnologia como vantagem para a vida profissional e pessoal, é usar as
informações adquiridas para criar novos negócios e entender que a internet muda
os antigos conceitos da economia.
Os novos tempos exigem que estejamos sempre em
renovação. As novidades apareceram cada vez mais e precisamos estar preparados
para saber lidar com cada uma delas. A era digital afetará quase todos os tipos
de profissões, portanto, modificará as carreiras. Em cada área as informações
vão ser mais precisas, o que levará a decisões mais rápidas e inovadoras.
A mudança estará nas áreas de finanças (reinventará
as regras do departamento financeiro), a área de vendas (mudando os velhos
conceitos), a área de pessoal (como administrar pessoas que não vão ao
escritório). As previsões para um futuro digital são muitas, umas mais próximas
de nossos dias e outras que poderão levar décadas. Algumas destas previsões é
que a internet será utilizada igual à televisão, que não teremos mais que ir
até o escritório para trabalhar porque poderá acessar o seu escritório onde
estiver através de um “click” no seu laptop
e de participar de reuniões virtuais.
Para entendermos como será a mudança, temos que
imaginar quantas pessoas diferentes há no mundo, diferentes hábitos e
interesses diversos. Pense em um dia comum da sua vida e com o que aprender
sobre o mercado da informação, projete esse dia para daqui a alguns anos,
imaginando os equipamentos diferentes que estará utilizando e os serviços
disponíveis, assim poderá avaliar o quanto sua vida irá mudar, ou seja, o
quanto à era da informação mudará os costumes, hábitos e comportamento das
novas gerações.
Serão pontos como estes levantados que estaremos
discutindo e avaliando suas vantagens e desvantagens, buscando uma melhor
compreensão das mudanças que nossas vidas tomarão com a Era da Informação.
Mudanças que ocorrerão nas organizações
Com a globalização o fluxo de informação aumentou e
a partir daí passou a mudar o ambiente de trabalho. Essas mudanças serão
favoráveis para quem tiver mentalidade digital avançada, ou seja, não ter medo
da mudança e estar sempre renovando. Segundo o cientista político americano
Francis Fukuyama, autor do 'O fim da história', as transformações mais
importantes foram as organizações em redes: "a transformação mais
importante dos últimos anos é a ascensão das organizações em rede, em
detrimento das burocracias centralizadas, hierárquicas... a rede substitui as
regras formais por regras informais."
A era digital afeta profissionais de quase todas as
áreas de negócios, afetando, portanto, o seu futuro e a sua carreira. Vejamos
algumas:
1. A área de finanças: As grandes
mudanças são os novos softwares integrados de gestão, obtendo as informações
necessárias em tempo real, fazendo com que as velhas regras sejam mudadas,
porque facilitam o acesso à informação, eliminando os intermediários que eram
especialistas em determinada tarefa dentro da área de finanças. As pessoas que
não se prepararem para essas mudanças estarão desqualificadas, porque para as
empresas será inevitável renovar.
Luiz Felipe Schiriak, diretor financeiro da rede de
lojas C&A na América do Sul comenta: "A diferença entre ter ou não
um sistema digital na área de finanças é a mesma entre a existência ou não da
empresa."
2. Área de vendas: Gasta-se tempo e
dinheiro para encontrar os consumidores na velha economia. Corre o risco de
lançar novos produtos e os consumidores não quererem o que está vendendo, ou
não ter exatamente o que o cliente quer. Ou então eles não são exatamente os
consumidores que esperava. Tudo isto pode ser prevenindo com a tecnologia
digital. Este sistema já está sendo chamada de e-segmentação.
Um exemplo disso é Paulo Freitas, diretor comercial
para a América Latina da Lyandell, indústria química americana: "hoje
meus clientes têm acesso via internet a informações sobre o comportamento do
mercado no mundo. Á menor variação de preços, eu recebo um e-mail pedindo
revisão do contrato."
Pelo o que podemos notar os profissionais da área
de vendas precisam ser executivos digitais, acompanhar o comportamento do
mercado antes que seus clientes e concorrentes, melhorar a qualidade dos
serviços de pós-venda e responder aos clientes via e-mail.
3. Área de recursos humanos: Hoje
já é possível recrutar pessoas com o auxílio da internet, economizando tempo e
dinheiro para anunciar. Não é somente isto que coloca o profissional desta área
na era digital, porque precisa usar a tecnologia para avaliar, treinar e
promover funcionários. Algumas empresas como a Monsato (indústria química de
origem americana) adotaram software que é o ponto de encontro de todos os
funcionários. Toda a história de cada um dos funcionários está registrada no
sistema, ele poderá buscar no sistema qualquer informação que necessite, como
por exemplo, quantos aumentos teve, os cursos que fez, a avaliação de
desempenho, etc. "Quando você dissemina a informação, cria uma cultura
única e todo mundo tem o mesmo tratamento. Todas essas ferramentas ajudam na
integração cultural." Diz Felipe Westin, diretor de recursos humanos
da Monsato.
Os grupos virtuais
A globalização está colocando novas modalidades de
trabalho e de organização, mesmo que não tenhamos até o momento uma avaliação
dos resultados.
Estamos falando dos grupos virtuais, desafiando o
que conhecíamos sobre os grupos dentro das organizações.
Os grupos virtuais têm os mesmos objetivos que os
grupos tradicionais. A diferença está na forma de trabalhar. Os grupos
tradicionais cumprem um horário dentro da empresa para discutirem os mesmos
assuntos, passando por alguns processos burocráticos, como documentar processos
discutidos. Os grupos virtuais trabalham além das paredes das empresas, não
precisam estar no mesmo lugar para colocar um projeto em andamento, eles
trabalham com o apoio da tecnologia da informação, eliminando, assim, alguns
processos burocráticos.
Essas mudanças na forma de trabalhar trarão
mudanças para diferentes culturas como ocorreram em outras revoluções, mudanças
como os relatados pelo psicólogo e sócio-diretor da LCZ Desenvolvimento e
Mudança Organizacional, Luiz Felipe Cartoni (1998):
- "Processo lógico:
necessidade de inovação e criatividade em contexto de realização complexo,
necessidade de conhecer ferramentas de trabalho específico: tecnologias de
inovação.
- Processo formal: clareza e compreensão
máxima dos papeis e contribuições de cada participante, necessidade de
investir muito no processo do grupo, no início de seus trabalhos, alta
interdependência na tarefa e pouca no resultado final (na implantação de
resultados).
- Processo cultural: diferenças culturais
marcantes (a diversidade): diferenças no tamanho e importância das
localidades envolvidas (países, cidades,regiões). Presença de universos
simbólicos diferentes (idioma, regionalismo, significados)."
Portanto, estamos lidando com um tipo de grupo
especial e, provavelmente, este será o tipo de trabalho que as futuras gerações
escolherão. Podemos citar outras previsões como a do futurólogo Jean-Paul
Jacob:
"Nosso escritório hoje tem livros,
telefones, cartas, acesso a www. O inconveniente é que temos que ir até lá. No
futuro, um chip vai projetar seu escritório numa parede. Você só vai clicar no
laptop e acessar o seu escritório. Numa tecla está a biblioteca, na outra a
agenda ou o micro. Para ter um escritório digital, você só vai precisar de um
palmtop , com tela de cristal líquido."
A tecnologia da informação fez com que o
trabalhador mudasse suas atitudes e maneiras de execução de suas tarefas no
trabalho. Até pouco tempo, as pessoas estavam mais preocupadas em fazer suas
atividades, tarefas que eram exclusivas, de maneira monitorada, sem muita
escolha. As tarefas já eram determinadas e cada um exercia aquilo que lhe era
imposto. Isso fazia, ou ainda faz, com que o trabalhador não pensasse de forma
global no seu serviço, ficando repetitivo e monótono.
Hoje em dia o funcionário deve mudar essa atitude
dentro da empresa. Um funcionário que tome iniciativa, que crie projetos de
melhoria no trabalho e que tenha, principalmente, uma visão mais ampla da
empresa está mais adaptado e coerente com as mudanças do trabalho devido à
tecnologia.
A tecnologia fez com que o trabalhador acordasse de
sua posição restrita para avançar, evoluir conforme as novas tendências. Caso
isso não aconteça a previsão é de que a máquina realmente tome o lugar daquele
que não acompanhar essas mudanças, o que já vem acontecendo. Mas o que também é
de grande valor para as empresas são os funcionários de conhecimento, que podem
interagir entre máquina e homem.
Mais pra frente, não sabemos o que a tecnologia
pode causar de bom e de ruim para o trabalhador, algumas tendências já são
esperadas, mas não podemos ser totalmente pessimistas a ponto de afirmar que o
homem será substituído definitivamente pela máquina. Jayr Figueiredo de
Oliveira (1999) em seu livro que fala sobre os impactos da tecnologia da
informação no Brasil, diz:
"Para os trabalhadores, a tecnologia da
informação traz impactos qualitativos e quantitativos. Alguns autores defendem
que empregos eliminados numa atividade econômicas serão compensados pela
criação de outros. Esta afirmação pode ser uma distorção da realidade, pois
dificilmente a totalidade dos trabalhadores demitidos conseguirá migrar para os
novos povos de trabalhos criados. Por exemplo, um torneiro mecânico não
conseguirá emprego com programador de computadores, pois sua formação básica não
o permite. Logo, a reciclagem profissional tem limites, e apesar dos ganhos em
qualificação que a tecnologia da informação poderá trazer, a questão do
desempenho é grave e devem existir medidas governamentais para resolve-la, com
uma ampla negociação entre empresário, trabalhadores e demais entidade da
sociedade civil e da criação de políticas de emprego em setores mais
dependentes de mão-de-obra."
Ainda está tudo por fazer
Não são todas as pessoas que estão vendo as
mudanças com entusiasmo, que devemos ter cautela com o que mos é apresentado,
que nem tudo são as mil maravilhas como soam aos nossos ouvidos.
É o caso do escritor Ray Bradbury, autor de
Farenheit 451, filmado em 1966 por François Trutfaut tornando-se um clássico da
ficção cientifica; em relação ao exagero das atenções dirigidas aos
computadores e da internet: "Essa coisa toda dos computadores e da
internet é conversa fiada, é um esquema fajuto das empresas para ganhar
dinheiro. Elas não estão interessadas em sua inteligência. Estão interessadas
em lhe vender equipamentos que custam 15 vezes mais do que você já tem..."
A cada dia aparece um equipamento novo que
substitui a anterior, por possuir mais função ou qualidade. As pessoas passam a
comprar as novidades sem analisar se realmente têm a necessidade de ter este ou
aquele equipamento, frutos da tecnologia. Não que a era da informação não
esteja trazendo inovações positivas, mas que talvez estejamos glorificando-a
muito além do que deveríamos.
Devemos questionar todos estas facilidades que estão
chegando até os nossos lares e trabalhos, para que se possa conduzir as
mudanças, minimizando a manipulação e a exploração.
Temos que valorizar o ser humano par que suas
criatividades, sentimentos, emoções e defeitos, não sejam confundidos com
máquinas, para não sermos dominados pelas máquinas, assim não precisamos de nos
preocupar no futuro com a presença da raça humana.
Uma breve conclusão
Com a revolução tecnológica transformará as
empresas, os países e todo o mundo não se pode predizer. O que se sabe é que
muita coisa não ficará como antes ou pelo menos não por muito tempo. O homem
vem buscando a cada dia melhor conforto, comodidade e eficiência em tudo o que
faz e de tudo que o envolve. A tecnologia oferece ao homem mais conforto,
eficiência e agilidade, o que hoje em dia é essencial, não só no trabalho, mas
também na sua casa aonde cada vez mais a tecnologia vem investindo e ganhando
espaço.
Novas técnicas, aperfeiçoamento de produtos e
serviços vem surgindo no mercado para a satisfação, desejos e necessidades das
pessoas no seu dia-a-dia. Essas tecnologias que surgem no cotidiano das pessoas
são facilmente aceitas por seus usuários, pois facilitam e satisfazem de
maneira muito eficiente em suas atividades. Mudando de acordo com a evolução da
humanidade, é algo que sempre será afetado com o mundo externo, pois, está
relacionada com tudo o que o envolve.
Hoje em dia já podemos notar que pessoas fazem da
internet o seu mundo e que nada mais é tão importante em sua vida, então
deixando a vida real em segundo plano para viverem em um mundo virtual. Essa
falta de contato pessoal entre as pessoas às vezes podem prejudicar no convívio
social, o que é muito importante, mas também não deixa de ser um extraordinário
instrumento que une e quebra barreiras entre países, pessoas de culturas
diferentes que podem se comunicar de forma.
Portanto, vamos acompanhar as mudanças
tecnológicas, os processos de inovação, avaliando sempre as alterações causadas
na vida do ser humano, para que não sejam prejudicados seus princípios básicos
como a ética e a dignidade.
REFERÊNCIA
GONÇALVES,
Luciente. Mudanças na Vida Contidiana
Causada pela Revolução Tecnológica. Disponível em:
<http://www.maurolaruccia.adm.br/trabalhos/mudatec.htm>. Publicado em
novembro de 2000. Acesso em 08 de agosto de 2011.
UM EXCELENTE TRABALHO, GOSTARIA DE CONTINUAR A PARTILHAR COM VOCES SOBRE AS GRANDES REVOLUÇÕES TECNOLOGIAS NAS ORGANIZAÇÕES DESPORTIVAS MODERNAS.
ResponderExcluirATENCIOSAMENTE: diditorres2@hotmail.com